Dieta Ravenna – O que é e como funciona



A dieta foi desenvolvida com base em três pilares, sendo eles o corte, a medida e a distância.

Existem diversos tipos de dietas que prometem emagrecimento rápido e sem sofrimento. Uma que está muito comentada é a Dieta Ravenna, criada por um psicanalista argentino chamado Máximo Ravenna.

A nova dieta foi desenvolvida com base em três pilares considerados essenciais, o corte, a medida e a distância. Para que o método funcione é indicado acompanhamento de educadores físicos, psicólogos e nutricionistas, atuando em conjunto em centros terapêuticos.



O primeiro pilar da dieta Ravenna é focado no corte de uma alimentação exagerada, feita de forma compulsiva com um número excessivo de refeições ao dia. Já a medida está diretamente relacionada à quantidade de alimentos ingeridos e a distância é um conceito desenvolvido para afastar a pessoa da comida, fazendo o controle da compulsão alimentar.

No método de emagrecimento Ravenna todos os grupos alimentares são permitidos, como gorduras, carboidratos, vitaminas, proteínas e sais minerais. Contudo, alimentos produzidos a base de açúcar refinado e com farinha, os conhecidos carboidratos simples (bolos, massas e pão) devem ser excluídos, por serem constituídos por um elevado índice glicêmico.



Os chamados carboidratos simples causam uma exagerada produção de insulina, que leva a sensação de fome constante. Por isso são excluídos da dieta, pois também não agregam nutrientes que sejam importantes para o organismo. Dessa forma eles são substituídos pelos carboidratos complexos, que são ricos em fibras, que levam a um melhor funcionamento do intestino, refletindo a sensação de saciedade. Entre os carboidratos complexos estão os cereais, os grãos integrais, verduras e frutas. Alimentos extremamente benéficos para a manutenção do corpo.

A dieta Ravenna tem apresentado bons resultados, apresentando uma variação na perda de peso entre homens e mulheres. Dessa forma, a média de perda de peso para homens está entre 7% a 10% do peso inicial, no primeiro mês. Já as mulheres podem perder de 5% a 7% do peso inicial, também no período de um mês. Sendo assim, um homem cujo peso seja de 80 Kilos, pode vir a perder até 8 kg no primeiro mês da dieta, por sua vez uma mulher com o mesmo peso tende a perder até 5,6 kg no mês. Mas considerando que cada organismo possui metabolismo diferente, esses valores podem variar de pessoa para pessoa.

Por Sirlene Montes

 

Leia também:  Bebês - Quando e Como Incluir Alimentação Sólida

Dieta Ravenna

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *