IMC – O Que É? Para que Serve? Como Calcular?



Descubra aqui o que é e para que serve o IMC.

Hoje vamos explicar para você como é que funciona o cálculo de IMC, o que significa essa sigla e como fazer o cálculo de maneira certa. Afinal, o que a medida de IMC revela sobre a nossa saúde?

Um pouco da história.

Para termos conhecimento da origem deste cálculo, deixe eu te contar como surgiu a medida IMC, índice de massa corporal.



A medida de índice de massa corporal foi descoberta no ano de 1832 por um matemático e astrônomo belga chamado Adolphe L. Quételet. Adolphe era um grande amante das estatísticas e números. Nos seus estudos como matemáticos procurou encontrar uma forma de saber a medida e o peso ideal de uma pessoa.

O cálculo é feito dividindo o peso da pessoa pela altura ao quadrado. Além de Adolphe, em 1972 o cálculo de índice de massa corporal passou por uma reavaliação nas mãos do cientista americano Ancel Keys.



Hoje em dia a medida se consagrou como uma forma bem simples de medir a gordura corporal de uma pessoa. Em 1980 o IMC se tornou um padrão internacional.

Quando utilizar o IMC?

Na maioria das vezes as pessoas decidem fazer o cálculo do IMC quando estão começando a fazer uma atividade física ou quando estão começando uma nova dieta.

É realmente é o melhor momento para utilizar a medida, afinal, o primeiro ponto que a medida de índice de massa corporal aponta é se a pessoa está acima do peso ou se está abaixo do peso.

É determinado que para cada centímetro de altura a pessoa tenha que ter um valor ‘x’ de gramas. Existe uma classificação ao final do IMC que define através do valor se a pessoa está em algum grau de obesidade ou se está abaixo do peso ideal.

Classificação do IMC

A classificação do IMC se divide em 8 categorias e são elas:

O resultado do seu cálculo define a sua classificação dentro da tabela.

  1. Valor menor a 16 – Magreza grave
  2. Valor entre 16 e 17 – Magreza moderada
  3. Valor entre 17 e 18,5 – Magreza leve
  4. Valor entre 18,5 e 25 – Saudável
  5. Valor entre 25 e 30 – Sobrepeso
  6. Valor entre 30 e 35 – Obesidade grau 1
  7. Valor entre 35 e 40 – Obesidade grau 2 (obesidade moderada)
  8. Valor acima de 40 – Obesidade grau 3 (obesidade mórbida)

Importante na hora de realizar o cálculo.

É informado pelos profissionais da saúdo que o cálculo é uma forma segura de descobrir se você está em dia com a balança.

É importante que na hora de realizar o cálculo o mesmo seja feito com calma, procure descobrir as medidas exatas referentes à sua altura e ao seu peso. Não chute sua altura nem o seu peso porque a informação errada vai levar a um resultado errado também. Caso seja necessário procure no youtube a forma certa para fazer e não correr riscos.

Para quem é recomendado fazer o cálculo IMC?

Para todos os jovens e pessoas com até 65 anos é recomendado fazer o cálculo em casa mesmo, afinal é um cálculo bem fácil de realizar.

É importante fazer o cálculo de IMC uma vez por ano, pois o cálculo pode acusar a necessidade de procurar um especialista e talvez rever algumas coisinhas na alimentação. Prevenir nunca é demais!

Muitas pessoas não chegam a perceber que estão entrando em um grau de obesidade ou que estão ficando abaixo do seu peso ideal e aí entra a importância de tirar a medida.

Dependendo do seu resultado é indicado que procure um profissional para avaliar e procurar descobrir se o seu índice de massa corporal está realmente normal. Dependendo do seu resultado muitas vezes os profissionais da área da saúde e nutrição podem indicar mudanças alimentares para melhorar seu estilo de vida ou indicar mais exames.

Mauricio Lazarini Bento Junior

Post Anterior

Não há mais posts

Próximo Post

Não há mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *