Emagrecer tem sido a meta de muitos brasileiros, mas deve-se existir muita cautela quando o assunto é o consumo de substâncias desconhecidas. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional, o chá hibisco é preparado a partir da flor do hibisco e é usado para quem procura perder peso, pois diminui a adipogênese.
O chá pode causar riscos à saúde do homem e da mulher se for ingerido de forma exagerada. E consumo deve ser de 200 ml por dia, de três a quatro xícaras, uma antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).
O chá pode causar baixa pressão, tontura, enjoo, escurecimento da visão, sensação de fraqueza, desmaios, dificuldade para engravidar, má formação da estrutura do gene (para mulheres grávidas) e complicações na saúde para mulheres em idade fértil.
"Como qualquer outra planta, o hibisco em chá pode causar toxicidade se for consumido de forma exagerada, pois tudo o que ingerimos é transformado e eliminado pelo fígado e rins", alerta a Dra. Carolina Mantelli Borges, endocrinologista e metabologista da clínica de especialidades Integrada.
Carlos Felipe, 25 anos, carioca, relata o que sentiu ao tomar a bebida. “tomei várias vezes, pois quis emagrecer logo, mas me senti muito mal e não ingeri mais”, revelou.
Maria de Fátima, 32 anos, pernambucana, já tomou o chá e esclarece o que sentiu. “Não me senti mal, pois tomei da forma correta, mas tudo na vida deve ser feito com moderação”, esclareceu.
BENEFÍCIOS: Apesar dos seus riscos, o chá possui cálcio, magnésio, potássio e fósforo, ótimos nutrientes para os ossos, músculos e energia física. O chá é levemente adocicado, tem ação diurética, controla colesterol, é bom para o cérebro, controla a pressão arterial, possui vitamina B2 e B1 (que juntas ajudam o corpo a captar a energia nas células), reduz a gordura da região dos quadris e do abdômen, além de ser antioxidante.
Por Erika Amanda Silva de Souza
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?