Confira aqui os principais benefícios do Boldo para a nossa saúde.
Quando estamos mal do estômago, logo as pessoas falam para tomarmos um chazinho de Boldo para melhorar. Mas você sabe o que é o Boldo e quais são os seus benefícios? Quais são os seus efeitos colaterais e que cuidados você deve tomar ao consumi-lo? Caso não saiba a resposta para estas perguntas, fique atento pois iremos explicar cada uma delas neste artigo.
O Que é Boldo?
O boldo é um arbusto natural do Peru e da região central do Chile. Suas folhas são usadas há muito tempo na medicina popular e pode ser usada na forma de chá para uma variedade de fins.
Tipos de Boldo:
Ao todo, no Brasil encontramos 5 tipos de boldo. Um detalhe interessante de se mencionar é que o Boldo do Chile é o mais popular deles, porém, não é o mais comum de ser encontrado em nosso país, sendo que muita gente acaba se confundindo e chamando de Boldo do Chile outros tipos de Boldo.
– Boldo do Chile: Como o próprio nome já diz, esta planta é originária do Chile e é considerada uma árvore, já que pode atingir até 15 metros de altura. Suas propriedades são estomacais, hepáticas e diuréticas. É preciso ter cuidado com seu consumo pois esta planta pode ser abortiva e provocar hemorragias internas. Também deve-se evitar tomar o chá desta planta por muito tempo, já que ela pode causar irritação gástrica.
– Boldo da Terra: Este arbusto possui origem na África e pode atingir até 2 metros de altura. As folhas desta planta são aveludadas e suas flores possuem cor azulada. Seu consumo é indicado como estimulante da digestão, analgésico e para combater azias. Assim como o Boldo do Chile, é preciso tomar cuidado com a ingestão frequente deste chá, pois ele também pode causar irritação gástrica.
– Boldo Baiano: Este arbusto também possui origem na África. Ele é um pouco mais alto que o Boldo da Terra, podendo alcançar até 5 metros de altura. Suas principais propriedades são para aliviar sintomas de gastrite e úlcera, além de possuir um efeito calminativo. Até agora não foram verificados efeitos colaterais em seu consumo.
Há ainda o Boldo Português (também conhecido como Boldo Miúdo) e o Boldo Chinês. Porém, estas duas são extremamente raras no Brasil e por isso não as detalharemos.
Nutrientes do Boldo:
Entre os nutrientes que podemos encontrar no Boldo estão a Lactona (substância que possui gosto amargo, mas que ajuda na digestão de gorduras), além de fitoquímicos como a Boldina, Limoneno, Cânfora e Beta Pineno. Para quem não sabe, os fitoquímicos são antioxidantes potentes encontrados naturalmente nas plantas e que ajudam a tratar e prevenir doenças.
O Boldo tem efeito laxante, diurético, anti-inflamatório e antibiótico.
Outra substância presente na planta é a ascaridol, um tipo de vermífugo natural. Esta substância, caso seja consumida em grande quantidade e por longo período, pode se tornar tóxica para o nosso organismo.
Benefícios do Boldo:
- Ajuda a Digestão
- Bom para ser utilizado em casos de Ressaca
- Ajuda a Saúde do Fígado
- Reduz Gases
- Diminui a Prisão de Ventre
- Possui Ação Diurética
- Ajuda a Melhorar a Imunidade
Quantidade Recomendada de Consumo
Segundo estudos, a quantidade recomendada de consumo do boldo é de 2,5 gramas de folhas secas por dia. Isso equivale a aproximadamente 3 colheres de chá, o suficiente para fazer umas 3 xícaras de chá.
Como Consumir
É recomendado que as pessoas consumam esta planta através de chá. Para isso basta despejar 1 xícara de água fervente sobre uma colher de chá de folhas secas de boldo.
Cuidados ao Consumir
Como dissemos anteriormente, é preciso tomar cuidado e evitar tomar chá de boldo em excesso ou por longo período para não sofrer com irritação gástrica. Gestantes também devem evitar este chá devido aos seus efeitos abortivos.