Dieta Antissódio ajuda a Combater Hipertensão e Retenção de Líquido



Confira aqui algumas dicas de alimentos que ajudam no combate a Hipertensão e Retenção de Líquido.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro consome diariamente 12g de sal, mais que o triplo do que deveria. O Instituto Nacional de Cardiologia aponta que o recomendado é ingerir 3g do produto, mas como podemos notar, não é bem isso que acontece na mesa dos canarinhos.

Com o consumo desenfreado do produto, que é a principal fonte de sódio, é claro que problemas graves podem aparecer. Na lista de doenças encontramos cálculo renal, Hipertensão, inchaço e retenção de líquidos. Evitar essas enfermidades é possível, basta o brasileiro aderir a mudanças na alimentação.



Além de cortar os alimentos ricos em sódio e o nível de sal nas refeições, acrescentar alguns nutrientes passa a ser mais do que importante. Saiba quais são eles!

1. Potássio

Damasco, batata, abóbora, peixes e principalmente a banana são alimentos ricos no nutriente, que induz a eliminação do sódio pelos rins, diminuindo assim a concentração do produto em nosso corpo. Dessa maneira, o organismo é blindado e não corre riscos de aderir as famosas doenças cardiovasculares.



2. Água

Ela é muito importante para a saúde. Esse detalhe não é segredo informar. Outra situação que não é mais segredo contar é que o brasileiro deve consumir de 2 a 3 litros do nutriente por dia. O consumo de água mantém o controle de sódio no organismo, evitando complicações bem conhecidas como a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial.

3. Água de coco

O alimento é muito importante para a diminuição do sódio, pois a água de coco é uma fonte natural de potássio e tem ação diurética. Ou seja, o produto auxilia duplamente na diminuição dos níveis de sódio em nosso organismo. Apesar disso, vale ressaltar que a água de coco não substitui a água natural. Sendo assim, seu consumo diário deve ser de até três copos de 300ml.

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4. Chás diuréticos

Além de favorecer na eliminação do sódio, os chás diuréticos ajudam no bom funcionamento dos rins. Apesar dos bons resultados, o consumo não deve ser exagerado. É recomendado consumir quatro xícaras da bebida, que deve ser dividida durante o dia. Folha de abacate, alfafa, dente-de-leão, hibisco, cavalinha, cabelo de milho e rosa-mosqueta são exemplos de plantas que rendem chás com alto potencial diurético.

Fábio Santos

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