Pacientes que fazem uso de remédios inibidores de apetite poderão ficar sem essa opção de tratamento, pois a venda dos medicamentos dessa natureza talvez seja proibida no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou reunião com profissionais da área de saúde, no dia 23 de fevereiro, para discutir os malefícios caudados por medicamentos redutores de apetite e a possibilidade de proibição no país.
De acordo com a Anvisa, este tipo de droga atua no sistema nervoso central e causa muitos riscos aos pacientes, ao ponto das desvantagens no seu uso ultrapassarem as vantagens. Especialistas em tratamento contra obesidade afirmam que pacientes ficarão sem alternativas para tratar a obesidade, fazendo com que muitos passem a comprá-lo no mercado clandestino de medicamentos.
Há cerca de 30 anos sendo comercializados no Brasil, os remédios a base de sibutramina e de derivados da anfetamina foram debatidos na reunião cujo resultado vai gerar polêmicas, pois de um lado alguns médicos especialistas são a favor e do outro, a Anvisa, é contra os remédios para emagrecimento.
Por Andrea Gomes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?