Medicamentos contra a obesidade devem ser proibidos?

Após o comunicado da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicitando a retirada de medicamentos utilizados para o controle da obesidade, que contém sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol) alegando os altos riscos à saúde que esses medicamentos podem provocar, a comunidade médica se dividiu com relação a eficácia e riscos dos medicamentos citados.

Alguns médicos, especialmente os Endocrinologistas, são contra a proibição da venda e uso desses medicamentos. Para eles, não é necessário banir, e sim aumentar sua fiscalização sobre esses produtos. Segundo o Endocrinologista Márcio Mancini, o estudo feito pela ANVISA para a proibição de tais medicamentos, não foi elaborado por especialistas em obesidade, além disso, consta de uma série de equívocos.

Em nota, a ANVISA informa que em diversos países esses remédios já foram proibidos por serem considerados medicamentos de alto risco aos usuários e obsoletos para este tratamento.

Por Henrique Pereira

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies