Refrigerante x Suco em Lata – O Que é Melhor para Saúde



Saiba aqui o que é menos pior para a saúde: Refrigerante ou Suco em Lata.

O velho bordão popular, que era expresso em um programa de TV, dizia assim: “Saúde é o que interessa, e o resto não tem pressa”.

As bebidas doces são muito deliciosas e enfeitiçam os consumidores. Mas, todo cuidado é pouco. Na atualidade, mais de 90% dos médicos explicam que o açúcar é o maior vilão contra a nossa saúde. Mais do que a gordura. Portanto, se você, leitor, não abre mão da bebida durante as suas refeições, sobretudo refrigerantes ou sucos prontos, em lata ou caixinha, entenda que esse hábito não é muito saudável.



Trata-se de produtos que são muito ricos em açúcar, além de outros ingredientes que causam, a longo prazo, doenças como diabetes e obesidade. O ideal, aliás, o necessário, seria abandonar definitivamente as bebidas industrializadas, tais como sucos e refrigerantes de sua alimentação cotidiana. Aderir ao suco natural, feito em casa, e sem açúcar ou à água. Muitos nutricionistas explicam que embora seja difícil abandonar definitivamente as bebidas industrializadas, sobretudo os refrigerantes, a redução e seu consumo é imprescindível, ou mesmo, urge.

Análises efetuadas sobre as composições de ambos, suco industrializado e refrigerante, se chega à conclusão de que o suco, mesmo industrializado, é menos prejudicial, porém, ambos são muito açucarados. A maior parte das frutas já possui sua quantidade natural de açúcar, ou seja, a chamada frutose ou levulose, que é também conhecida como o açúcar das frutas.



Mas, entenda, o refrigerante é a bebida mais artificial que existe. Se o excesso de álcool causa problemas de saúde e sérios problemas de embriaguez, os refrigerantes são como um veneno que mata aos poucos, causando a ilusão de prazer.

Leia também:  Protetor Solar para Pele Negra - Como Escolher

Uma pequena lata de Coca-Cola, por exemplo, pode conter elevadas quantidades de açúcar, e, se consumida em excesso, diariamente, poderá gerar sérios problemas saúde no futuro, como o cigarro e o álcool. De acordo com dados recentes, emitidos pela OMS, ou Organização Mundial de Saúde, uma simples latinha de refrigerante pode conter açúcar para o dia todo, dentro do recomendável, em torno de 25 g ao dia, ou as seis colheres de chá, fora o que já consumimos de alimentos doces ao longo do dia, portanto, nesse caso, há excesso.

Esse hábito de consumir muita bebida industrializada pode ser fonte de hipertensão, dado que esse excesso pode prejudicar o tônus das veias e fazer desequilibrar os níveis existentes de sal em nosso organismo. Tudo isso prejudica os nossos dentes, os nossos órgãos, sobretudo o fígado e aumenta muito a quantidade de gordura em nossa circulação, considerando que carga consumida de açúcar extra será, inevitavelmente, convertida nos conhecidos ácidos graxos pelo fígado.

Seja refrigerante ou suco industrial, todo o nutriente natural acaba sendo reduzido nesse processo, prevalecendo as substâncias artificiais que produzem um sabor sedutor, porém, assim como o cigarro sem nicotina, mesclam, ou agregam mais substâncias para compensar o que foi retirado, e isso torna essas bebidas substâncias muito sobrecarregadas de tudo o que não deve ser consumido em excesso.

Faça o teste, você leitor. Deixe a sede chegar e a segure por um tempinho, então, em vez de beber um bom copo de água, beba um copo de refrigerante… Perceberás que ele não mata sua sede, pois, devido ao excesso de açúcar nele contido, o corpo pede mais e mais bebida, para tentar aplacar a sede, já que a água misturada às essências do refrigerante, faz pouco efeito, fica elas por elas.

Leia também:  Cuidados com o Cabelo - Verdades e Mitos

Não há necessidade de se tornar um vegetariano, mas, de deixar as bebidas industrializadas para situações especiais, festas e eventos do gênero. Nada de beber isso todos os dias.

Saúde é o que interessa.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *