Benefícios da Dieta Low Carb



Saiba aqui quais são os principais benefícios da Dieta Low Carb.

A dieta Low Carb é feita a partir da redução de carboidratos ingeridos. Em uma alimentação normal uma pessoa ingere entre 50% e 55% de carboidratos, já na dieta Low Carb essa ingestão de carboidratos é bem restrita.

Os carboidratos se transformam em energia, o que é essencial para o bom funcionamento do organismo, no entanto, quando consumidos em excesso, se transformam em açúcar. Logo, a grande quantidade de açúcar na corrente sanguínea será armazenada pelo organismo e transformada em gordura.



Ou seja, o carboidrato que era essencial, acaba se tornando um vilão. E neste cenário entra a dieta Low Carb. Nela, você reduz o consumo de carboidratos e prioriza o consumo de alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras.

Vale lembrar que para esta dieta ser realmente eficaz, e o organismo não ficar debilitado por falta de nutrientes, você deverá fazê-la com um acompanhamento de um profissional de nutrição. Veja a seguir os principais benefícios desta dieta para a saúde.



1- Dieta sem passar fome

O que faz muitas pessoas desistirem das dietas ou ainda ficarem muito indispostas é a redução drástica de alimentos, que faz com que a pessoa fique com fome. Em busca da saciedade, assim que sai da dieta, a pessoa acaba consumindo mais alimentos do que antes e ganhando todos os quilinhos que perdera durante a dieta.

No caso da dieta Low Carb, você não terá este problema, afinal ela prioriza o consumo de proteínas, fibras, vegetais e até gorduras (boas) que causam aquela adorável sensação de saciedade.

2- Emagrecimento rápido

A redução no consumo de carboidratos faz com que o organismo queime mais gorduras para gerar energia, acelerando o emagrecimento. Ou seja, mesmo comendo, você perderá peso e ainda preservará a massa muscular.

Leia também:  Benefícios da Natação - Atividade física completa

3- Auxilia no controle da pressão arterial

Muitos fatores podem levar ao aumento da pressão arterial, tais como: sedentarismo, estresse, tabagismo, obesidade ou consumo excessivo de álcool e sal. Independente da causa, algumas restrições na dieta alimentar são indicadas para quem precisa controlar a pressão arterial.

E no caso da dieta Low Carb, os baixos níveis de carboidratos no organismo também ajudam a reduzir o consumo de glicose, contribuindo para a normalização da pressão arterial. Sabe-se ainda que o controle da pressão é essencial para o bem estar e a prevenção de doenças renais, ataques cardíacos e AVCs.

4- Reduz os triglicerídeos

Os triglicerídeos são moléculas que se formam a partir do açúcar presente no organismo. Eles possuem a função básica de fornecer energia para os músculos, mas quando em excesso no organismo eles se transformam em gordura.

Ao reduzir o consumo de carboidratos, também reduzirá automaticamente os triglicerídeos, permanecendo apenas a quantidade essencial a um organismo saudável.

5- Melhora a concentração de colesterol bom

Como a dieta Low Carb permite o consumo de gorduras boas, o índice de colesterol bom (HDL) aumenta, que auxilia no bom funcionamento do coração e reduz os níveis do colesterol ruim (LDL).

A alta concentração do colesterol LDL no organismo aumenta a possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. Ou seja, a pessoa estará propensa desenvolver doenças como infarto, aterosclerose, pressão alta e insuficiência cardíaca.

Em um organismo saudável o normal é que o colesterol HDL esteja acima de 60mg/dl e o colesterol LDL esteja abaixo de 130 mg/dl. Enfim, a dieta contribui para o equilíbrio e consequentemente o bom funcionamento do organismo.

6- Contribui para a redução da insulina e glicemia

Quem sofre com doenças metabólicas ou diabetes conhece na prática a dificuldade em controlar os índices de glicemia e insulina no organismo.

Leia também:  Cores nos Alimentos - Benefícios de cada Cor

O diabetes ocorre quando o organismo produz pouca insulina ou dificulta a absorção da mesma pelo organismo, isso acaba elevando os índices de glicose no organismo. Para o controle da glicose, a pessoa precisa tomar insulina injetável ou medicamento que facilitem a absorção do hormônio pelo organismo.

Na dieta Low Carb, a restrição de carboidratos ajuda a controlar os picos de insulina no sangue. No entanto, é preciso um acompanhamento de médico ou nutricionista para casos mais graves de diabetes.

Raquel Cordeiro

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *