Alimentos Funcionais – O Que São, Exemplos



Saiba aqui o que são alimentos funcionais e para que servem.

Cuidar da alimentação é uma preocupação comum para quem busca levar uma vida mais saudável. Nesse sentido, estão sempre surgindo novidades que prometem ajudar no bom funcionamento do organismo humano. Entre elas estão os alimentos funcionais, que ajudam nas questões metabólicas e fisiológicas.

Vários alimentos são apontados como funcionais, mas na verdade nem todos realmente cumprem esse papel. Sendo assim, para não cair em ciladas é recomendado ficar atento às alternativas que pertencem a essa categoria.



Quer saber mais? Veja, neste post, todas as informações necessárias para identificar e aproveitar os benefícios oferecidos pelos alimentos funcionais!

O que são alimentos funcionais?

Os alimentos que são considerados com propriedades funcionais fazem parte de uma categoria que tem propriedades relativas para o desempenho metabólico e fisiológico que uma substância tem no desenvolvimento, crescimento e manutenção das funções normais do nosso organismo.



Portanto, pode-se dizer que os alimentos funcionais ajudam a deixar o corpo mais saudável, pois apresentam em sua composição elementos que agem diretamente na melhora ou prevenção de doenças, como diabetes ou câncer.

Todavia, é importante ressaltar que esses alimentos não podem funcionar como medicamentos. Desse modo, para que todos os seus benefícios sejam aproveitados, é recomendado consumi-los periodicamente. Alguns dos exemplos de alimentos funcionais são frutas, vegetais e cereais integrais.

Além disso, vale dizer que apenas os alimentos funcionais sozinhos podem não surtir o efeito esperado. Por isso, é indicado combiná-los com uma dieta balanceada e saudável. Isso porque, de nada adianta passar a consumir um alimento para controlar o colesterol, mas fazer refeições pobres em colesterol e gordura saturada, por exemplo.

Leia também:  Benefícios do Gergelim

Quais são as substâncias dos alimentos funcionais?

Na hora de escolher os alimentos funcionais para a sua dieta, fique de olho em quais são as suas propriedades. Para tanto, veja quais são as substâncias mais conhecidas, quais são as suas funções em quais alimentos estão presentes.

Licopeno

Os problemas cardiovasculares e câncer estão entre as doenças que mais matam no mundo. Com o consumo regular dos alimentos que possuem licopeno em sua composição, você reduz as chances de desenvolver essas patologias, o que se deve ao fato de a substância agir como um antioxidante.

Entre os alimentos funcionais que possuem licopeno estão a goiaba, melancia e tomate. O mais apropriado é consumir esses itens crus e sem a adição de substâncias artificiais, o que ajuda a preservar os seus efeitos.

Ômega 3

Sem dúvidas, essa é uma das propriedades mais famosas entre os alimentos funcionais, sendo indicado para quem deseja repor nutrientes. O ômega 3 é um ácido graxo que auxilia na prevenção de doenças do coração, além de diminuir os níveis de colesterol total e LDL, que é tido como o colesterol ruim.

Para consumir essa substância no seu dia a dia, você deve acrescentar à sua dieta peixes de águas profundas, óleos vegetais e oleaginosas, como amêndoas, pistache e nozes. O item ainda é encontrado em folhas de coloração verde escuro, camarão, sementes, soja, grão-de-bico e feijão.

Luteína e zeaxantina

Que tal ficar mais saudável e ainda retardar o envelhecimento? Isso é possível com o consumo de alimentos ricos em luteína e zeaxantina, que são responsáveis por combater os radicais livres, evitando o desenvolvimento de câncer e diabetes.

Geralmente, essas substâncias são encontradas nos vegetais de folhas verde-escuras, como a couve e o brócolis, que podem ser consumidos tanto em saladas quanto em preparos refogados

Leia também:  Benefícios da Água de Coco

Para seguir uma dieta saudável com os alimentos funcionais, o mais indicado é consultar-se com um nutricionista da sua confiança e solicitar uma dieta específica para o seu caso, que leve em consideração as suas necessidades e objetivos em relação à sua saúde.

Simone de Paula Leal

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *