Benefícios da Aveia para Saúde



Conheça aqui os principais benefícios da Aveia para saúde.

Nos últimos tempos, mais pessoas estão voltando seus olhares para a própria saúde. Buscar qualidade de vida, aliás, é uma das resoluções de ano novo mais comuns entre os brasileiros.

Para concretizar esse desejo, é importante associar uma alimentação balanceada à prática de atividades físicas. Além disso, cuidar do emocional também se faz necessário para atingir o equilíbrio perfeito.



Aqueles que implementam novos hábitos salutares em seu estilo de vida têm como propósito não somente emagrecer, por exemplo, mas também manter o controle dos hormônios ou o nível ideal do colesterol e da glicemia, entre outras coisas.

Algumas vezes, na verdade, as pessoas desejam o contrário do emagrecimento, ou seja, desejam o ganho de massa muscular. E, para isso, a alimentação também é uma importante aliada, além claro dos exercícios físicos de alta intensidade.



Em ambos os casos, um cereal que já é bastante conhecido entre os brasileiros pode garantir que os resultados esperados cheguem mais rápido. Esse cereal é a aveia.

A aveia é um cereal rico em amido e fibras, além de ser uma excelente fonte de nutrientes e vitaminas como B1, ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, selênio e manganês. Uma colher de aveia tem aproximadamente 53 calorias, por isso, ela é uma alternativa mais saudável dos carboidratos.

Ela é considerada um carboidrato complexo, ou seja, leva mais tempo para ser digerido pelo organismo, fazendo com que o consumidor sinta saciedade por mais tempo. Isso porque a aveia é composta basicamente por amido e fibras.

No comércio nacional, ela é facilmente encontrada nas versões farelo, flocos e farinha. Ambas as versões oferecem os mesmos benefícios para a saúde, o que difere sua apresentação é o processo de refinamento. Dessa forma, fica a critério do consumidor escolher qual a sua versão favorita ou aquela que é mais adequada para a sua receita.

Leia também:  Benefícios dos Exercícios Físicos

Agora que você já conhece um pouco sobre sua estrutura, confira a seguir 8 benefícios da aveia para a nossa saúde.

  1. Ela aumenta a saciedade e impede a sensação de fome fora de hora por mais tempo; com isso, contribui para a perda de peso regular
  2. Ela colabora com a viscosidade do bolo alimentar, que aliada a uma quantidade generosa de água contribui para a regulação do intestino
  3. Ela ajuda a diminuir e controlar a pressão arterial, uma vez que contém antioxidantes responsáveis por dilatar os vasos sanguíneos e consequentemente melhorar o fluxo do sangue nas artérias
  4. Ela pode reduzir e controlar o colesterol ruim, chamado de LDL por especialistas. Isso porque ela conta com uma fibra batizada de betaglucana, que tem a capacidade de inibir a produção de gordura do nosso organismo.
  5. Ela pode reduzir e controlar os índices glicêmicos, tendo em vista que ela tem baixo índice glicêmico e, por isso, é absorvida lentamente pelo nosso organismo. Assim, os níveis de açúcar no sangue se mantém regulados.
  6. Ela previne o surgimento de doenças cardiovasculares, como o entupimento de veias e até mesmo o risco de infarto. Esse benefício é mais um reflexo da betaglucana, que inibe a produção de gordura nas artérias e, por isso, desacelera o aparecimento de problemas cardíacos do ser humano.
  7. Ela é uma aliada às gestantes, porque além de diminuir o índice glicêmico que provoca a diabetes no período gestacional, ela também impede a constipação bastante comum em mulheres grávidas.
  8. Ela ajuda a melhorar o humor, uma vez que contém em sua composição um aminoácido chamado triptofano, que se transforma em seratonina em nosso organismo e causa a sensação de prazer e bem-estar momentos depois de ser consumido.
Leia também:  Café oferece benefícios à saúde - Proteção do sistema circulatório e prevenção do infarto

Juliete Landi Lucas

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *