Mesmo com todo avanço da ciência e tecnologia, o câncer ainda nos assusta devido a sua alta taxa de mortalidade. Ele cresce de forma alarmante, por exemplo: antigamente era incomum ouvir relatos de pessoas jovens ou até mesmo crianças que haviam desenvolvido a doença ou morrido por conta dela, hoje a realidade é outra.
De acordo com os dados da OMS, essa doença pode aumentar 70% até 2038, ela ainda informa que quase todas as famílias do mudo já foram afetadas de alguma forma pelo câncer. São dados assustadores, não é mesmo?
Sabemos que não existe remédio único que possamos tomar e nos ver curado dessa doença, no entanto, existem as medidas de prevenção, e também aquelas que auxiliam na cura e regressão da doença.
Hoje, vamos falar de uma delas: a atividade física, que além auxiliar na prevenção é eficiente no combate ao câncer. Continue lendo para saber mais!
Você sabia que 12% das mortes decorrentes do câncer de mama poderiam ser evitadas com a prática de exercícios físicos?
Isso mesmo! Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde junto com algumas instituições americanas e brasileiras constatou que muitas mulheres brasileiras teriam vencido a luta contra o câncer de mama se praticassem atividades físicas regularmente.
O surgimento de um câncer pode estar ligado a diversos fatores, mas sabemos que o mais comum é sedentarismo, seguido de um estilo de vida maléfico.
Para chegar aos dados conclusivos da pesquisa eles fizeram uma avaliação com mulheres que tiveram a doença entre 1990 e 2015. Em seguida, eles compararam com os índices de sedentarismo no Brasil e com outros estudos que avaliavam as chances de uma pessoa que faz atividades físicas desenvolver câncer, comparado a uma pessoa que não faz.
A partir dos resultados, concluiu-se que de cada dez mortes decorrentes do câncer de mama, uma teria sido evitada se a mulher praticasse alguma atividade física regularmente.
Pode parecer um número pequeno, mas é importante. Se você já perdeu alguém para o câncer sabe a importância desses dados, e pode estar imaginando que essa sobrevivente poderia ser sua, mãe, esposa, avó, irmã, tia, amiga.
Já foi cientificamente comprovado que o câncer está diretamente ligado ao sedentarismo e sobrepeso em considerável parte dos caos.
Manter hábitos saudáveis e o corpo sempre em movimento é ótimo para prevenir o surgimento de diversas doenças além do câncer, e reverter quadros severos da doença.
Por conta disso, é imprescindível que uma pessoa que tenha adquirido a doença faça uma mudança urgente em seu estilo de vida e isso inclui: alimentação, sono, água, passeio ao ar livre, saúde da mente e por último, mas não menos importante, praticar regularmente alguma atividade física, exemplos:
O ideal e mais seguro é que realizado com o auxílio de um profissional, principalmente para se obter melhores resultados.
Se estiver perdida, mas mesmo assim quer começar logo, a recomendação da OMS é de 30 minutos, 5 dias por semana de alguma atividade aeróbica.
Os exercícios físicos ocasionam muitos benefícios físicos para a saúde física e mental de quem está passando por um momento tão delicado como esse.
Eles melhoram o humor, aliviam os sintomas de ansiedade, depressão e insônia que são tão comuns em pessoas nesse estado.
Na parte física ele aumenta a saúde cardiovascular, dá mais resistência muscular e energia, além de auxiliar na redução e controle de peso. Além de diminuir a proliferação das células cancerígenas.
As atividades físicas realizadas regularmente e de forma correta proporcionam os mesmo benefícios da quimioterapia, mas de uma forma natural e sem os efeitos colaterais, no entanto, elas devem trabalhar juntas para ter sucesso nos resultados.
Por Nara Sampaio
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?