Exercícios Físicos para Osteoporose – Melhores Indicações



Confira aqui os melhores exercícios físicos indicados para quem tem osteoporose.

Um dos maiores problemas que atinge a uma parcela significativa da população é a chamada osteoporose, ou o seu prelúdio, a osteopenia. Não se iluda, osteoporose não é doença de velhos. Esse problema de saúde pode atingir a todos, em todas as idades. Temos que estar atentos.

Entretanto, o melhor remédio é, ou são os exercícios físicos. Médicos em uníssono explicam que é fundamental, para todos nós, no combate ao surgimento de osteoporose, os seguintes exercícios: musculação, muita caminhada ou mesmo dança. Esta última é considerada fundamental. Trata-se de atividades que auxiliam o retardamento da perda mineral em nossos ossos. Estando fortalecidos, estamos menos propensos a esta doença e a fraturas.



Portanto, praticar exercícios físicos é fundamental para intensificar força muscular, estabelecer melhor nosso equilíbrio físico e nossa postura; no alívio de dores, melhorar nossa sensação de bem-estar e nos auxilia em todas as tarefas e atividades domésticas diárias, como também no ambiente profissional.

Seguem as dicas:

A – Caminhada: Essa atividade ajuda fazer aumentar nossa densidade óssea, no sentido de fortalecer nossos ossos, que são como esponjas que absorvem, neste caso, nutrientes e, sobretudo, cálcio. Outros benefícios: melhoramento de nossa coordenação motora, diminui nossa propensão à quedas, por conseguinte, vamos nos tornando mais protegidos de fraturas. No caso de pessoas já afetadas de osteoporose ou osteopenia, caminhadas de, no mínimo, 30 minutos por dia.



B – Dança: Essa é a atividade física mais saudável que existe para os seres humanos. Todas as nossas articulações trabalham em conjunto, nas pernas, no quadril e na coluna, auxiliando, deste modo, no retardamento de perda mineral óssea. Outros benefícios da dança se projetam na circulação e no coração.

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C – Subir escadas: Este exercício é fundamental. Elevadores são para situações de tempo a ser ganho e para pessoas que não podem andar. Para prevenir osteoporose as escadas são perfeitas, pois o subir e descer degraus produz maior estimulação na produção de massa óssea.

D – Jardinagem: Esta é uma atividade importante e saudável em todos os sentidos, tanto para nossa saúde como para a natureza. Entretanto, em casos de a pessoa já estar afetada por osteopenia ou por osteoporose, é necessário muito cuidado, sobretudo com relação à postura correta, dado que essa atividade abrange os chamados “movimentos de impacto”, que inclui cortar a grama ou utilizar uma tesoura própria para poda. Se praticada corretamente, essa atividade ajuda a fortalecer os nossos ossos dos braços.

E – Musculação: Essa atividade é extremamente importante, só pode ser praticada por meio de orientações de profissionais e em todas as escalas de exercícios, desde os mais leves até os mais pesados. A atividade de musculação exerce uma tensão nos nossos músculos e ossos, tensão saudável, que proporcionam a intensificação de aumentar a densidade óssea e a fortalecer os nossos ossos por meio do levantamento de pesos. Esses exercícios fazem com que nossa ossada e nossos músculos cumpram suas funções, ou seja, movimentar e manter nossa estrutura.

Esse processo abrange as seguintes modalidades: a natação, a hidroginástica, prática de ciclismo, da ioga, entre outros. Observação: antes de iniciar qualquer prática de musculação, em academias, não é recomendada a musculação em casa, consulte seu médico no sentido de fazer avaliar a sua densidade óssea e a capacidade de seu organismo de se adaptar aos exercícios, ao condicionamento físico e à sua idade.

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Última dica: todos esses tipos de exercícios são muito recomendáveis, porém, quando houver uma inflamação ou mesmo dor durante ou após os mesmos, por um período de 24 horas, deve-se suspender essas atividades e ligar para o médico imediatamente.

Paulo Henrique dos Santos

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