Você sabia que o seu tipo sanguíneo pode interferir no desenvolvimento de doenças cognitivas? Pois é, de acordo com pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, o tipo de sangue influencia, por exemplo, no surgimento do Mal de Alzheimer.
As informações foram divulgadas pelo IFL Science e de acordo com a publicação, o resultado foi obtido através de estudos que relacionaram o volume de massa cinzenta existente no cérebro e o tipo de sangue de cada um dos participantes.
A principal descoberta da pesquisa é que pessoas que possuem tipo sanguíneo O+ e O- tem menor probabilidade de desenvolver a patologia. Isso acontece, pois os indivíduos que possuem este tipo sanguíneo costumam ter maior quantidade deste tipo de tecido cerebral.
O estudo foi realizado com jovens mentalmente saudáveis que realizaram exames de ressonâncias magnéticas cerebrais. Após terem seu tipo sanguíneo previamente determinado, os pesquisadores estudaram os elementos do cérebro de cada um dos participantes e cruzaram os dados.
As evidências comparativas demonstraram que os participantes com tipo sanguíneo AB, A e B possuem menos matéria cinzenta em alguns locais do cérebro. Por este motivo, as pessoas com tipo O possuem uma espécie de maior proteção contra a doença.
Já era do conhecimento de cientistas que a massa cinzenta diminui conforme as pessoas envelhecem, dessa maneira, quanto maior a quantidade, menor o risco de contrair a doença no futuro.
Apesar da revelação, as causas do surgimento do Mal de Alzheimer ainda são inexatas. Os cientistas alertam também que embora o estudo tenha chegado a essa conclusão, não tem sentido ficar apreensivo somente por possuir sangue do tipo AB, A ou B, afinal, existem outros fatores também já comprovados que colaboram para o aparecimento da doença.
Profissionais envolvidos no estudo ressaltaram também que existe a necessidade de realizar outros testes e pesquisas adicionais. Somente desta maneira será possível aprofundar os conhecimentos a respeito dos mecanismos biológicos que podem estar envolvidos.
Por Beatriz
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?