Lembra-se da pele lisa e elástica que tinha quando era mais jovem e que foi perdendo essas características com o passar dos anos?
Uma das substâncias responsáveis por manter a nossa pele dessa forma quando jovem é o ácido hialurônico, que é encontrado em grandes quantidades no nosso organismo nessa fase. No entanto, diminui com o passar dos anos.
Para ter uma pele saudável, lisa e firme por mais tempo, é importante repor as fontes dessa substância na pele.
No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre o ácido hialurônico: benefícios, como e onde e usar, efeitos colaterais e contraindicações.
O ácido hialurônico é composto pelo ácido glucurônico: agente importante no sistema de desintoxicação das células, e a N-acetilglicosamina: inibidor da enzima elastase, substância responsável por causar o desgaste da elastina.
Ele está presente em todos os órgãos do nosso corpo, em medidas diferentes, sendo sua maior concentração na pele. É o responsável pelo volume que temos na pele, além disso, é o ácido hialurônico que lubrifica as nossas articulações.
Quando ele está em falta no organismo, começam a surgir os seguintes sintomas na pele:
Para combater esse e outros sintomas é necessário repor a substância. Existem duas formas sintéticas de extrair essa substância: por meio de animais, como a crista do galo, ou pela fermentação de bactérias.
O ácido hialurônico sintético obtido a partir da fermentação de bactérias é o método mais utilizado, devido à possibilidade de produção em grande escala e a baixa incidência de reações alérgicas.
Veja abaixo como o ácido hialurônico é usado!
O ácido hialurônico pode ser aplicado diretamente na pele para preencher sulcos, rugas ou dar volumes, esse procedimento pode ser realizado nos lábios, bigode chinês, olheiras e nas rugas glabelares.
Outra forma de tratar a pele com essa substância é fazendo uso de produtos que já possua o ácido hialurônico.
Ele é indicado para pessoas que já passaram dos vinte e cinco anos e começaram a sentir os impactos da carência do ácido hialurônico no organismo, principalmente os que são sentidos na pele do rosto.
Já sabemos que o ácido hialurônico é um grande agente hidratante da pele, no entanto, seus benefícios não param por aí, além disso, ele:
O ácido hialurônico não pode ser injetado em pessoas com problemas de coagulação, hipersensibilidade a substância, problemas de pele, inflamações e feridas que ainda não foram tratadas ou em áreas onde tenha implantes fixos.
No caso das gestantes, não existe contraindicação para o uso de cosméticos, já para o tratamento realizado com aplicações, é recomendável apenas a partir do terceiro mês de gravidez.
É importante consultar o médico obstetra antes de realizar o procedimento de qualquer forma.
O produto é muito seguro e não apresenta riscos a saúde, pode ocorrer alguns efeitos colaterais, mas, com raridade: vermelhidão, edema, eritema, necrose, presença de nódulos, reações alérgicas, infecção causada por contaminação.
Todavia, as maiorias dos sintomas estão associados à inadimplência profissional, por conta disso, é importante buscar o auxílio de um profissional experiente e de confiança para fazer o tratamento com ácido hialurônico.
Não faça o uso da substância por conta própria em casos mais graves, busque sempre auxílio de um especialista, para que obtenha os resultados desejados.
Por Nara Sampaio
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?