Benefícios do Cranberry para Saúde



Confira aqui os principais benefícios do Cranberry para saúde.

Muitas pessoas consideram os cranberries como uma espécie de superalimento. E elas não estão erradas em pensar isso, afinal, essa fruta apresenta um alto teor de substâncias antioxidantes e de nutrientes.

Aliás, pesquisas feitas com os cranberries demonstraram que os nutrientes oferecidos têm um importante papel na diminuição dos riscos de infecções do trato urinário, para o controle da hipertensão e na prevenção de alguns tipos de câncer, além de ajudar a melhor a função imunológica do organismo.



Nesse artigo, vamos conhecer alguns dos principais benefícios dos cranberries para a saúde. Acompanhe!

Fonte de antioxidantes

Os cranberries constituem uma excelente fonte de antioxidantes, a exemplo dos ácidos fenólicos e flavonoides. Essas substâncias têm um papel muito importante no combate aos radicais livres que, dentre outras coisas, causa o envelhecimento da pele.



Previne infecções urinárias

A prevenção de doenças do trato urinário é possível devido a um alto nível de proantocianidinas, que são substâncias que ajudam a diminuir a adesão de alguns tipos de bactérias às paredes do sistema urinário.

Melhora as funções cerebrais

Graças aos anti-inflamatórios e antioxidantes presentes nos cranberries, é possível prevenir problemas de coordenação e memória. Então, para quem deseja garantir um bom funcionamento do cérebro, essa fruta é uma ótima aliada.

Ajuda no combate ao câncer

Alguns estudos internacionais relacionados aos potenciais dos cranberries demonstraram que a fruta pode ajudar a retardar o processo de progressão de tumores. Também há evidências de efeitos positivos contra os cânceres de cólon, ovário, mama, fígado e próstata.

Perda de peso

Quem está trabalhando no controle de peso ou em uma mudança na dieta pode encontrar auxílio nos cranberries. O suco dessa fruta, por exemplo, promove um efeito emulsificante nas gorduras depositadas em várias partes do corpo, e isso ajuda na redução de medidas. Além disso, por ser uma fruta cheia de fibras, a sensação de saciedade dura mais tempo, o que evita que a pessoa coma várias vezes durante o dia.

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Prevenção de problemas bucais

As proantocianidinas presentes na fruta podem ajudar a evitar o surgimento de problemas envolvendo bactérias que afetam os dentes e doenças nas gengivas.

Saúde do Coração

O consumo diário do suco de cranberries, sem açúcar, fortalece o organismo e ajuda a aumentar os níveis do HDL, também chamado de bom colesterol. Os polifenóis presentes na fruta também contribuem para a redução de doenças cardiovasculares, pois evitam que plaquetas se acumulem nas artérias ajudando no controle da pressão arterial.

Vitaminas

Dentre as principais vitaminas e minerais encontrados nos cranberries estão:

  • Vitamina C, importante para a saúde da pele, ossos e músculos;
  • Manganês, tem um importante papel para o sistema antioxidante do corpo, para o bom funcionamento do metabolismo e para o crescimento;
  • Vitamina K1, conhecida como filoquinona, tem uma atuação essencial no processo de coagulação do sangue;
  • Vitamina E, uma importante classe de antioxidantes essenciais solúveis em gordura.

Fatos Nutricionais sobre a fruta

Cranberries frescas são quase 90% de água, mas o resto é principalmente carboidratos e fibras.

Veja, a seguir, alguns dos principais nutrientes em 1 xícara (100 gramas) de cranberries crus e sem açúcar

  • Calorias: 46
  • Água: 87%
  • Proteína: 0,4 gramas
  • Carboidratos: 12,2 gramas
  • Açúcar: 4 gramas
  • Fibra: 4,6 gramas
  • Gordura: 0,1 gramas

Apesar de serem frutos pequenos, os cranberries podem ser um grande aliado para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Por fim, para não enjoar vale a pena variar as formas em que o consumo é feito. Por exemplo, pode-se comer esse alimento em sua forma natural, em sucos, como frutas secas, adicionados em saladas e até em combinações de carne!

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Por Denisson Soares

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