Muitas pessoas consideram os cranberries como uma espécie de superalimento. E elas não estão erradas em pensar isso, afinal, essa fruta apresenta um alto teor de substâncias antioxidantes e de nutrientes.
Aliás, pesquisas feitas com os cranberries demonstraram que os nutrientes oferecidos têm um importante papel na diminuição dos riscos de infecções do trato urinário, para o controle da hipertensão e na prevenção de alguns tipos de câncer, além de ajudar a melhor a função imunológica do organismo.
Nesse artigo, vamos conhecer alguns dos principais benefícios dos cranberries para a saúde. Acompanhe!
Os cranberries constituem uma excelente fonte de antioxidantes, a exemplo dos ácidos fenólicos e flavonoides. Essas substâncias têm um papel muito importante no combate aos radicais livres que, dentre outras coisas, causa o envelhecimento da pele.
A prevenção de doenças do trato urinário é possível devido a um alto nível de proantocianidinas, que são substâncias que ajudam a diminuir a adesão de alguns tipos de bactérias às paredes do sistema urinário.
Graças aos anti-inflamatórios e antioxidantes presentes nos cranberries, é possível prevenir problemas de coordenação e memória. Então, para quem deseja garantir um bom funcionamento do cérebro, essa fruta é uma ótima aliada.
Alguns estudos internacionais relacionados aos potenciais dos cranberries demonstraram que a fruta pode ajudar a retardar o processo de progressão de tumores. Também há evidências de efeitos positivos contra os cânceres de cólon, ovário, mama, fígado e próstata.
Quem está trabalhando no controle de peso ou em uma mudança na dieta pode encontrar auxílio nos cranberries. O suco dessa fruta, por exemplo, promove um efeito emulsificante nas gorduras depositadas em várias partes do corpo, e isso ajuda na redução de medidas. Além disso, por ser uma fruta cheia de fibras, a sensação de saciedade dura mais tempo, o que evita que a pessoa coma várias vezes durante o dia.
As proantocianidinas presentes na fruta podem ajudar a evitar o surgimento de problemas envolvendo bactérias que afetam os dentes e doenças nas gengivas.
O consumo diário do suco de cranberries, sem açúcar, fortalece o organismo e ajuda a aumentar os níveis do HDL, também chamado de bom colesterol. Os polifenóis presentes na fruta também contribuem para a redução de doenças cardiovasculares, pois evitam que plaquetas se acumulem nas artérias ajudando no controle da pressão arterial.
Dentre as principais vitaminas e minerais encontrados nos cranberries estão:
Cranberries frescas são quase 90% de água, mas o resto é principalmente carboidratos e fibras.
Veja, a seguir, alguns dos principais nutrientes em 1 xícara (100 gramas) de cranberries crus e sem açúcar
Apesar de serem frutos pequenos, os cranberries podem ser um grande aliado para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Por fim, para não enjoar vale a pena variar as formas em que o consumo é feito. Por exemplo, pode-se comer esse alimento em sua forma natural, em sucos, como frutas secas, adicionados em saladas e até em combinações de carne!
Gostou de conhecer mais sobre os benefícios dos cranberries? Aproveite e compartilhe esses conhecimentos em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto e tenham acesso a todos esses benefícios!
Por Denisson Soares
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?