Benefícios da Ervilha para Saúde



Saiba aqui os principais benefícios da Ervilha para a nossa saúde.

Embora a ervilha não seja um alimento preferido de muita gente na hora de montar um cardápio, o alimento é responsável por proporcionar muitos benefícios a saúde. Por isso, o seu consumo, juntamente com uma dieta balanceada, pode alcançar resultados satisfatórios quanto a absorção de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Muita gente não sabe, mas a ervilha contém altos índices de proteínas, havendo em sua composição o dobro do nutriente, quando comparados a outros vegetais. Além disso, na sua composição há a presença de carboidratos, mineras, fibras e vitaminas.



Ainda assim, a ervilha é muito versátil e permite sua utilização nos mais variados pratos. Embora seu uso seja muito restrito aos acompanhamentos, é possível com o uso da criatividade na cozinha elaborar receitas que a coloquem como protagonista do banquete, um bom exemplo disso são as famosas e deliciosas sopas de ervilha. Conheça a seguir alguns dos benefícios desse vegetal para a saúde.

Previne a diabetes

Esse é um benefício muito potente do vegetal, já que, por apresentar baixo teor glicêmico, é um dos principais alimentos na prevenção desse mal. Além disso, a ervilha pode ser consumida por quem já é acometido por diabetes. Isso se deve ao fato de que o vegetal possui antioxidantes que regulam os níveis de açúcar no sangue, atuando como um alimento aliado ao bem estar.



Ajuda na digestão

É certo que muitos sujeitos sofrem com problemas na hora de fazer uma digestão satisfatória, é sabido da importância dos alimentos para auxiliar no bom funcionamento do intestino. A ervilha apresenta um alto teor de fibras em sua composição, por isso, deve ser consumida por quem busca esses benefícios.

Leia também:  Melancia - Benefícios para a saúde

Fortalece o sistema imunológico

Apesar desse benefício não ser muito associado a ervilha, o vegetal é capaz de auxiliar no desenvolvimento de células de defesas do nosso corpo. Isso é explicado, porque o alimento tem zinco em sua composição, que é um importante nutriente para a defesa de fungos, bactérias e vírus.

Reduzir o estresse

A ervilha apresenta bons índices de vitamina C, que estimulam a produção de triptofano, resultando em melhora do humor e bem estar geral, e, portanto, auxilia no combate ao estresse, que é um mal que atinge muitos sujeitos do mundo contemporâneo.

Protege a saúde do coração

O vegetal auxilia nos processos anti-inflamatórios e antioxidantes, por isso, é considerado um alimento que auxilia o bom funcionamento do coração, favorecendo o fluxo sanguíneo, bem como a eliminação de células mortas. Isso se deve ao fato do vegetal apresentar zinco e vitaminas do complexo B, que atuam justamente na prevenção de inflamações.

Auxilia na proteção contra a depressão

A depressão é uma questão emergente de saúde pública em todo o mundo, por isso, muitos estudos tem procurado identificar alimentos que atuam na prevenção desta doença. A ervilha é bastante valorizada nesse sentido, pois contém folato, que é uma substância muito associada a prevenção e redução dos sintomas da depressão, já que atua nas moléculas que impulsam o humor.

Melhora a saúde dos olhos

Por possuir vitamina A, o vegetal é muito requisitado quando o assunto é saúde ocular. Pois, essa vitamina é importante para o sujeito, no que diz respeito a enxergar os pequenos feixes de luz, atuando também na proteção contra a degeneração precoce da visão.

Boa para a pele

A ervilha também pode ser uma boa aliada quando o assunto é beleza, pois contém em sua composição antioxidantes (flavonoides, polifenóis e carotenoides), que previnem a incidência dos radicais livres, que entre outras coisas, protegem a pele do envelhecimento precoce. Além disso, ela é importante para a cicatrização da pele, pois a vitamina E da sua composição estimula a produção de colágeno, que é indispensável para a boa cicatrização.

Leia também:  Benefícios da Alcachofra

Valdeilma Freitas

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *