Alimentos que Causam e Aliviam Dor de Cabeça



Confira aqui os principais alimentos que causam e reduzem a dor de cabeça.

Quem nunca começou a sentir dor de cabeça durante o dia, no trabalho, ou até mesmo em um momento de relaxamento? Os fatores para a dor de cabeça podem ser os mais diversos possíveis: desde estresse a uma alimentação desequilibrada. Mas existem alguns alimentos que podem ser considerados os grandes vilões para causar a cefaléia (dor de cabeça), isso porque alguns alimentos possuem substâncias que podem acabar por causar a dor de cabeça. Algumas dessas substâncias são a amina (presentes em queijos e cervejas), cafeína (presente no café, refrigerantes e chás pretos), histamina e tiramina (presentes em bebidas alcoólicas), lipídeos (manteigas, margarinas, frituras, entre outros), nitratos e nitritos (presentes em alimentos embutidos como peixes em conserva e patês).

Mas afinal, quais são os vilões e os mocinhos?



Como dito anteriormente, alguns alimentos podem causar ou aliviar a cefaléia (dor de cabeça). Vamos agora conhecer alguns deles:

Vilões

Alguns alimentos que podem causar dor de cabeça são:



  • Bebidas alcóolicas: sabe aquela ressaca do dia seguinte? Pois é, ela é causada por duas substâncias contidas na bebidas alcoólicas, a histamina e a tiramina. Mas não apenas nas ressacas do dia seguinte: quem tem tendência a sentir dor de cabeça ou enxaqueca pode acabar sentindo após um ou dois drinques! Então, muito cuidado no consumo de bebidas alcoólicas!

  • Café: quem não gosta de beber um cafezinho pela manhã ou até mesmo durante o expediente de trabalho! A bebida mais consumida pelo brasileiro pode ser também uma grande vilã se consumida! Então fica ligado no consumo: o recomendado é que se consuma 4 xícaras de café por dia!!

  • Chocolate: outro queridinho dos brasileiros! Quando consumido exageradamente o chocolate pode acabar dando dor de cabeça por conter uma substância chamada feniletilamina, que ativa neurotransmissores ligados ao prazer (por isso é viciante!), podendo causar um fluxo maior de sangue gerando dores de cabeça.

  • Adoçantes: como os itens anteriores, também não devem ser usados em exagero! Muito se fala no tipo de adoçante aspartame, que é um composto químico utilizado para substituir o açúcar. O que acontece com esse adoçante é que ele tem metanol (álcool) em sua composição. Segundo o Comitê Científico de Alimentação e Saúde da ONU, a recomendação é que uma pessoa adulta consuma 40 mg do adoçante por kilo.

  • Frutas cítricas: algumas frutas possuem uma substância chamada octopamina, que é uma amina vasoativa, ou seja, que dilata vasos sanguíneos no cérebro e por isso gera dor de cabeça. Mexerica, laranja, limão, tangerina, entre outros, devem ser consumidos sem exageros por pessoas que tenham histórico de enxaquecas.

  • Queijos maturados: Os queijos passam por fermentação, aumentando os níveis de tiramina, que em excesso aumenta a pressão arterial do corpo, podendo causar fortes dores de cabeça.

  • Carnes processadas: Os conservantes e fixadores de cor utilizados nas carnes processadas (como salsichas) possuem substâncias que, ingeridas, podem acabar causando dores de cabeça.

Leia também:  Dicas para Emagrecer Rápido

Os mocinhos:

  • Água: como sabemos (ou não!), nosso corpo é formado por cerca de 60 % de água nos homens e 50% nas mulheres! A água é importante para diversos processos do nosso organismo. É importante sempre se manter hidratado para prevenir a dor de cabeça em caso de desidratação!! (Na dúvida, beba água!)

  • Alimentos com pouco sódio: o sódio é um componente de muitos alimentos industrializados como refrigerantes, carnes processadas, adoçantes, dentre tantos outros. O sódio aumenta a pressão arterial, podendo desencadear dores de cabeça. Então opte por uma alimentação com menos sódio!

  • Folhas verdes: ricas em vitamina B e magnésio, as folhas verdes auxiliam a função cerebral, prevenindo a dor de cabeça.

  • Amêndoas: também ricas em magnésio, quando combinadas com folhas verdes, podem ser um poderoso instrumento anti dor de cabeça!

  • Leite: de preferência os semi ou desnatados! Esses leites, além da vitamina D, cálcio e magnésio, também possuem o aminoácido triptofano, responsável por sintetizar a serotonina, o hormônio do prazer.

  • Café: isso mesmo! o café pode ser um vilão, mas se bebido com moderação pode ser um dos mocinhos!

Mas lembre-se: uma alimentação saudável e equilibrada traz muitos benefícios, não apenas para a prevenção da dor de cabeça, mas para a vida!

Mariane Lopes de Souza

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *