Alimentos que Dão Energia para Treinar



Confira aqui os principais alimentos que dão energia extra para treinar.

A alimentação é o principal aliado para dar mais disposição e energia ao corpo. Além disso, realizar qualquer atividade física sem se alimentar, pode causar hipoglicemia e queda de pressão. Portanto, antes de iniciar os treinos é importante ingerir alimentos que forneçam energia e que, ao mesmo tempo sejam leves e nutritivos.

Alimentos que ajudam a dar energia no pré-treino

Para dar mais força ao corpo pode-se ingerir fontes de carboidratos aliados à proteínas – responsáveis por recuperar a musculatura após os treinos. Então, confira 5 opções de alimentos que contribuem para turbinar o seu treino.



  • Frutas secas: além de saborosas, as frutas secas são fontes de carboidratos, são digeridas facilmente e possuem alto valor nutricional. Elas também podem ser consumidas para substituir os doces quando bate aquela vontade de consumi-los. Assim é possível comer algo que sacie esse desejo sem fugir da dieta. As frutas secas podem ser encontradas em supermercados ou a granel, as mais comuns são: uvas-passas, damasco, ameixas, maçãs, e tâmaras.

  • Banana: a banana é rica em potássio, carboidrato e minerais sendo uma fruta benéfica para o pré-treino. Além disso, a banana ajuda a evitar câimbras e dores durante e após a atividade física, pois possui potássio – um mineral que contribui para o relaxamento muscular. Ademais, você pode adicionar aveia à banana para deixá-la mais saborosa e potencializar mais a energia. Lembrando que a banana é um alimento de difícil digestão, pois contém uma quantidade significativa de fibras. Então para não causar desconfortos gastrointestinais, coma a fruta bem antes de iniciar os treinos.



  • Grãos integrais: os grãos integrais, como a linhaça, quinoa integral, chia, o gergelim, a aveia integral em forma de farinha, flocos ou farelo, são boas opções de fontes de energia. Pois são ricos em vitaminas, minerais e possuem alto teor de fibras. Você pode adicionar esses grão com outras frutas, iogurte ou leite. Além do mais, existem diversas receitas com esses ingredientes para incrementar a sua alimentação pré-treino.

  • Lanches saudáveis: os lanches são versáteis e também podem ser consumidos no pré-treino, mas é importante que sejam leves para facilitar a digestão. Uma boa sugestão é fazer um lanche com pão integral e recheá-lo com cottage, queijo branco ou ricota – esses queijos são mais saudáveis, indicados para quem está fazendo dieta e realizando exercícios regulares. Além disso, pode-se acrescentar tomate e alface ao recheio, esses alimentos ajudam a fortalecer o sistema imune, regular a pressão arterial e possuem pouquíssimas calorias. Assim você terá um lanche leve, saboroso e fornecerá energia e nutrientes necessários para o seu pré-treino.

  • Batata-doce: a batata-doce é fonte de carboidrato e fornece muita energia, principalmente para treinos mais intensos. Esse alimento é rico em vitaminas, como as do complexo B, manganês, ferro, vitamina A, vitamina C, potássio e fibras. Além do mais, o alimento contribui para estimular a hipertrofia e recuperação dos músculos após a atividade física. É indicado ingerir o alimento cerca de 60 minutos antes e a quantidade varia de pessoa para pessoa. Mas, geralmente, recomenda-se ingerir de 1 a 4 gramas por quilo de peso. Outra dica saborosa e nutritiva é combinar a batata-doce com alguma fonte de proteína que pode ser frango desfiado, por exemplo.

Com as opções de alimentos citados você poderá ganhar mais energia e potencializar os seus treinos. A alimentação é fator essencial para um bom desempenho e para atingir os objetivos.

Mas, vale ressaltar que esses alimentos são recomendáveis para dar mais energia ao corpo antes das atividades físicas. Porém é sempre importante consultar um nutricionista para indicar a quantidade adequada. Pois, a alimentação vai depender muito do tipo de treino e dos resultados que você pretende alcançar.

Texto de Erika Balbino

Leia também:  Cogumelo - Benefícios para Saúde

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *