Alimentos que Substituem a Carne



Confira aqui os principais alimentos que podem substituir a carne nas refeições.

Para muitas pessoas, aquele churrasquinho no fim de semana, é crucial, para outras, a ideia de consumir um "animal morto" é repugnante. Para ambas, o consumo de proteínas tem que existir, o nosso corpo necessita de um consumo diário de aproximadamente 30 gramas, para cada adulto, diariamente.

Muitas coisas são faladas quando o assunto é o consumo de carne, estudos mostram que ela aumenta o risco de doenças cardíacas, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e até câncer. E o negócio piora quando essas carnes são processadas, o sódio e outras "porcarias" são adicionados na mistura, fazendo uma simples salsicha se transformar numa banana de dinamite!



O que é certo, é que a carne vermelha, seja de boi, porco, ovelha ou carneiro, é rica em proteínas, tem as vitaminas B3, B6 e B12 e o minerais ferro, selênio e zinco. Devo mencionar que o consumo moderado dessa "mistura", acompanhada do restante da alimentação balanceada, com legumes, verduras e frutas, pode ser benéfico, porém, cada organismo reage de uma forma.

Para as pessoas que estão pensando em trocar o cardápio, seja por preocupação com o futuro da saúde, ou até por indicação médica, já que a coisa está ruim, aqui vai alguns ingredientes que podem substituir tranquilamente aquela porção de carne.



Vamos começar pelo acompanhante tradicional do arroz, o famoso feijão! Ele fornece aproximadamente 6 gramas de proteína, boro, cálcio, cobre, enxofre, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco.

Um outro grão bem consumido é a ervilha, onde a proteína aumenta para cerca de 9 gramas, tem fibras alimentares, carboidratos e gordura, porém, essa é benéfica para a nossa saúde.

Leia também:  Exercícios Físicos na Gravidez - Importância e Cuidados

Com a mesma quantidade de proteína da ervilha, o grão-de-bico é outra iguaria que deve ser agregado ao cardápio, ele possui também carboidratos, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas C, D, E, e K.

Um outro grão que se aproxima bastante dos mencionados acima é a lentilha, e ela ainda tem a vantagem de ter as vitaminas B6 e B9.

A soja já é um grão, vamos chamar, "multi-uso", com ele, basicamente dois alimentos bem conhecidos são feitos, o tofu e a "carne de soja". No primeiro caso, a semelhança é com um queijo, ele é feito do leite do grão e após ser coalhado e comprimido, adquiri uma textura bem parecida com a ricota, mas sem a gordura animal. No segundo caso, a aparência é bem próxima ao da carne moída, podendo fazer almôndegas e hambúrgueres. No chamado "molho bolonhesa", a diferença é quase imperceptível.

Passando para outros alimentos que podem substituir a carne, temos as oleaginosas, com gorduras ricas em nutrientes para a nossa saúde. São elas, as amêndoas, avelã, pistache, noz, castanha de caju, castanha-do-pará, macadâmia e amendoim.

Como bônus, a natureza ainda nos oferece legumes e verduras, podendo ser facilmente agregados ao cardápio diário de uma pessoa que quer substituir a carne, como por exemplo, agrião, almeirão, beterraba, brócolis, couve-flor, couve-manteiga, espinafre, quiabo, repolho verde e o roxo e a vagem. Muitos outros alimentos, que nem imaginamos, tem proteínas, como é o caso do pimentão, pepino, salsinha e cogumelos.

Uma outra folha comestível, que deve ser levada muito a sério, e que pouquíssimas pessoas conhecem, é a "Taioba mansa". Consumida geralmente em Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e São Paulo, por se adaptar melhor ao clima, ela tem mais nutrientes que outras hortaliças já citadas a cima, o problema está em não conhecer corretamente a planta, pois existe uma versão "braba", que é venenosa.

Leia também:  Tetolé - Picolé feito do leite materno é indicado para bebês se refrescarem

Seja como for, e qual for o motivo para a troca do cardápio, tenha em mente que um médico deve ser consultado, um nutricionista, ou um outro profissional da área, pois eles podem dizer exatamente o que você precisa, equilibrando a quantidade de proteínas e de todos os outros itens fundamentais para o bom funcionamento do seu corpo.

Deu pra ver que a quantidade de alimentos é enorme, seja criativo na cozinha e bom apetite!

Por Fernando Dias

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *