Artrite – Alimentos que Reduzem Inflamações



Sofre com os sintomas de artrite? Veja alimentos que reduzem as inflamações.

Se você sofre com os sintomas da doença, neste artigo vamos esclerecer algumas dúvidas e também daremos algumas dicas valiosas sobre alguns alimentos que podem te ajudar a amenizar as dores.

O que é artrite?

Artrite é uma doença que causa Inflamação nas articulações, também conhecida como juntas, é causada pela diminuição da cartilagem, causando atritos nos ossos.. As articulações tem a função de unir dois ou mais ossos do nosso corpo, exceto o osso hioide.



Essa inflação pode ocorrer principalmente nas articulações dos joelhos, pés, tornozelos e mãos, causando muita dor nas articulações, difículdades nos movimentos, inchaço e rigidez, podendo causar também, redução do apetite, perda de peso, febre alta, fadiga e nódulos na pele próximos às juntas, que podem ser percepitíveis.

Estima-se que aproximadamente 1% da população brasileira sofra com os sintomas da artrite. Existem mais de 100 tipos de artrites, como artrite psoriática, artrite séptica, artrite gotosa, sendo as mais comuns, a artrite reumatoide e osteoartrite (artrose).



O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue, exames de imagem, como ultrassonografia, radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Outro exame que também poderá detectar a doença é de artroscopia, é um exame específico para detectar a doença.

Quais as principais causas?

As causas para a artrite estão associadas a vários fatores, mas ainda não foram totalmente esclarecidas. Porém pode estar relacionadas:

  • A fatores genético
  • Pelo avanço da idade
  • Por gênero, pois mulheres tem mais probabilidade de desenvolver a doença mais do que os homens
  • Mudanças e alterações no metabolismo
  • Nos casos de sobrepeso, principalmente nas regiões dos joelhos e quadris
  • Pessoas que sofreram algum tipo de lesão e é muito comum também.
  • No caso de pessoas que fazem esforço repetitivo em ambientes de trabalho ou em caso de atletas que praticam atividades frequentes.
Leia também:  Benefícios da Castanha do Pará

Qual é o mellhor tratamento indicado?

O tratamento varia de acordo com a causa da artrite. Normalmente é realizado através de medicamentos, como analgésicos, corticoides, drogas antirreumáticas e imunossupressores.

O médico reumatologista também pode indicar sessões de fisioterapia (hidroterapia, massagens, exercícios de reabilitação) e exercícios físicos de baixo impacto como caminhada, por exemplo.

Também é importante manter uma alimentação adequada, pois muitos alimentos podem auxiliar para alívio das dores, ou até mesmo piorar o quadro.

Veja abaixo alguns dos alimentos que ajudam a reduzir as inflamações:

  • Alimentos ricos em omega 3, encontrados principalmente em peixes como salmão e erenque. Não sendo possível o consumo de peixes regulamente, você poderá optar por cápsulas que tenham o mesmo componente em sua composição
  • Sementes como, linhaça, nozes e semente de abóbora
  • Óleos como de canola, de coco, óleo de soja e azeite
  • Frutas cítricas e ricas em vitamina C. como abacaxi, acerola e laranja
  • Alimentos que possuem propriedades anti-inflamatória como alho, açafrão e frutas, tais como morango, goiaba, cereja, melancia, uva, romã e framboesa.

É muito indicado também consumir alimentos ricos em fibras, pois auxiliam na melhora da inflamação e a manter a saúde intestinal.

Agora alguns dos principais alimentos que podem ser prejudiciais:

  • O consumo de alimentos com alto teor açúcar, gordura saturada e alimentos industrializados podem piorar o processo inflamatório.
  • O sal, quando consumido em excesso, pode aumentar as dores.

Vale lembrar que a artrite é uma doença crônica e se detectada rapidamente pode ser tratada, embora ainda não tenha cura, porém com os avanços da medicina e com diversas opções de tratamento, é possível ter uma boa qualidade de vida.

Os sintomas podem ser controlados, evitando assim mais complicações como limitação dos movimentos, dor aguda e deformidade articular.

Leia também:  O que é Dieta Low Carb? - Alimentos Permitidos e‎ Como Começar

Portanto, é indicado não só seguir as orientações referente a alimentação, mas também consultar um médico especialista (reumatologista).

Relacione todos os sintomas, além de histórico familiar, são muito importantes para um diagnóstico e tratamento adequado para cada caso.

Erika Balbino de Souza

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *