Ao contrário do que muitos pensam, a banana não é de origem brasileira e sim do Sul do continente asiático e da Indonésia.
A fruta tem o valor bem acessível, é muito fácil de ser encontrada em feiras, sacolões, quitandas e supermercados, a colheita é feita o ano todo e também é muito saborosa.
Muitos são os benefícios à saúde da sua família e pode ser consumida crua, com aveia, com mel, frita, cozida, assada, pode ser usada como ingrediente para fazer doces. bolos, tortas e muito mais. Fica a seu critério.
Em sua composição tem 75% de água, além de ser fontes de carboidrato, vitamina A, vitamina C e vitamina B, ser rica em fibras e ter um alto teor de potássio e minerais que auxiliam no combate ao estresse e ajuda no processo de aprendizagem.
A fruta também contém três tipos de açúcares naturais como a frutose, sacarose e glicose, sendo assim, grande fonte de energia para o nosso organismo.
Estudos revelam que o consumo de duas bananas por dia pode ajudar a prevenir várias doenças que atingem, principalmente crianças e idosos, incluindo doenças cardiovasculares.
Banana-prata: Sua polpa é extremamente consistente, sendo ideal para fazer doces. Cada unidade tem aproximadamente 68,8 calorias.
Banana-maçã: Possui menor teor calórico, cada unidade tem 14,8 calorias, dentre os outros tipos é a mais rica em fibras e proteínas. Seu consumo é muito indicado em salada de frutas, pois ela demora a ficar escura.
Banana-ouro: Esse tipo de banana é uma ótima fonte de magnésio, um mineral muito importante para a saúde dos ossos.
Banana nanica: É a mais rica em potássio, tem cerca de 79 calorias, sendo ótima opção para quem pratica muita atividade física.
Banana-da-terra: Dentre as citadas é a que possui maior teor calórico, são 192 calorias e maior teor de carboidrato.
A banana por ser rica em fibra auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino, prevenindo a constipação.
A fruta também é fonte das vitaminas B e C, importantes para o fortalecimento do sistema imunológico, proteção para os olhos contra a degeneração macular, crescimento ósseo, combate o envelhecimento precoce, entre outras ações importantes no nosso organismo.
O cálcio e magnésio existentes na banana, permitem o fortalecimento dos ossos e dentes.
Rica em ferro, previne a anemia, já que sua função é transportar oxigênio no sangue através da hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos.
Graças a vitamina A encontrada na fruta, têm como principais benefícios melhorar a visão, a redução de estresse e depressão.
Contém manganês, zinco e fluoreto que desempenham funções importantes no nosso corpo como, no crescimento, na função neurológica, na reprodução, ajuda na absorção de cálcio, na cicatrização de feridas e regula a glicose no sangue.
Auxilia na manutenção do peso quando consumida com moderação, dando aquela sensação de saciedade, devido a grande quantidade de fibras alimentares.
Com alto teor de potássio, esse mineral é fundamental para a função cardíaca e desempenha várias funções e a carência dele pode causar alguns sintomas como, câimbras musculares, fraqueza constante e constipação.
As flores das árvores, por exemplo, podem ser usadas para melhorar a bronquite e a controlar diabetes. Além de também serem úteis no auxílio a queimaduras.
Agora que você já sabe os benefícios da banana e suas formas de consumo, não deixe de incluir essa fruta na alimentação da sua família.
Texto de Erika Balbino
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?