Banana – Benefícios da Fruta para Saúde



Confira aqui os principais benefícios da banana.

Ao contrário do que muitos pensam, a banana não é de origem brasileira e sim do Sul do continente asiático e da Indonésia.

A fruta tem o valor bem acessível, é muito fácil de ser encontrada em feiras, sacolões, quitandas e supermercados, a colheita é feita o ano todo e também é muito saborosa.



Muitos são os benefícios à saúde da sua família e pode ser consumida crua, com aveia, com mel, frita, cozida, assada, pode ser usada como ingrediente para fazer doces. bolos, tortas e muito mais. Fica a seu critério.

Em sua composição tem 75% de água, além de ser fontes de carboidrato, vitamina A, vitamina C e vitamina B, ser rica em fibras e ter um alto teor de potássio e minerais que auxiliam no combate ao estresse e ajuda no processo de aprendizagem.



A fruta também contém três tipos de açúcares naturais como a frutose, sacarose e glicose, sendo assim, grande fonte de energia para o nosso organismo.

Estudos revelam que o consumo de duas bananas por dia pode ajudar a prevenir várias doenças que atingem, principalmente crianças e idosos, incluindo doenças cardiovasculares.

Vamos citar os quatro tipos de banana mais populares no Brasil:

  • Banana-prata: Sua polpa é extremamente consistente, sendo ideal para fazer doces. Cada unidade tem aproximadamente 68,8 calorias.

  • Banana-maçã: Possui menor teor calórico, cada unidade tem 14,8 calorias, dentre os outros tipos é a mais rica em fibras e proteínas. Seu consumo é muito indicado em salada de frutas, pois ela demora a ficar escura.

  • Banana-ouro: Esse tipo de banana é uma ótima fonte de magnésio, um mineral muito importante para a saúde dos ossos.

  • Banana nanica: É a mais rica em potássio, tem cerca de 79 calorias, sendo ótima opção para quem pratica muita atividade física.

  • Banana-da-terra: Dentre as citadas é a que possui maior teor calórico, são 192 calorias e maior teor de carboidrato.

Leia também:  Melancia - Benefícios para a saúde

Quais as principais vitaminas e minerais que compõem a fruta e os seus principais benefícios para o nosso corpo?

  1. A banana por ser rica em fibra auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino, prevenindo a constipação.

  2. A fruta também é fonte das vitaminas B e C, importantes para o fortalecimento do sistema imunológico, proteção para os olhos contra a degeneração macular, crescimento ósseo, combate o envelhecimento precoce, entre outras ações importantes no nosso organismo.

  3. O cálcio e magnésio existentes na banana, permitem o fortalecimento dos ossos e dentes.

  4. Rica em ferro, previne a anemia, já que sua função é transportar oxigênio no sangue através da hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos.

  5. Graças a vitamina A encontrada na fruta, têm como principais benefícios melhorar a visão, a redução de estresse e depressão.

  6. Contém manganês, zinco e fluoreto que desempenham funções importantes no nosso corpo como, no crescimento, na função neurológica, na reprodução, ajuda na absorção de cálcio, na cicatrização de feridas e regula a glicose no sangue.

  7. Auxilia na manutenção do peso quando consumida com moderação, dando aquela sensação de saciedade, devido a grande quantidade de fibras alimentares.

  8. Com alto teor de potássio, esse mineral é fundamental para a função cardíaca e desempenha várias funções e a carência dele pode causar alguns sintomas como, câimbras musculares, fraqueza constante e constipação.

A banana e a bananeira também pode ter algumas funções medicinais.

As flores das árvores, por exemplo, podem ser usadas para melhorar a bronquite e a controlar diabetes. Além de também serem úteis no auxílio a queimaduras.

Agora que você já sabe os benefícios da banana e suas formas de consumo, não deixe de incluir essa fruta na alimentação da sua família.

Texto de Erika Balbino

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *