Benefícios da Alcachofra



Confira aqui os principais benefícios da Alcachofra.

Por ser uma iguaria ainda pouco cultivada no Brasil, muitas pessoas nunca nem viram ou conhecem. Mas o que muita gente também não sabe, é sobre os benefícios da alcachofra para a saúde. Eles são tantos que vale o esforço de encontrar essa flor tão exótica e pouco conhecida no nosso país.

A parte que é consumida da flor da alcachofra é o interior do botão, que pode chegar a um metro de altura. O lado externo do botão é duro, resistente e tem aparência espinhosa. Por isso, durante a preparação é preciso ter bastante cuidado, o que vale depois pelo sabor e todos os nutrientes que esse alimento proporciona.



Se ficou curioso com essa flor e quer saber quais são os seus benefícios, continue lendo.

Auxilia no tratamento de doenças do trato digestivo

Por serem ricas em fibras, as alcachofras auxiliam todo o sistema digestivo, com isso mantém a regularidade dos intestinos, diminuem a constipação e também ajudam em casos de diarréia. Além disso, é capaz de reduzir as chances de câncer de intestino e estômago, cólicas, flatulências, inchaços e qualquer tipo de desconforto nessa região.



Reduz o colesterol ruim

Um dos benefícios da alcachofra está ligado a redução do colesterol. Isso porque o extrato das folhas da alcachofra, quando consumidas por determinado período, reduzem cerca de 20% o LDL na corrente sanguínea.

Equilibra a pressão arterial

Alguns alimentos ricos em potássio, como batata doce, banana e as alcachofras, ajudam a equilibrar os eletrólitos no corpo. Com isso, o magnésio e potássio se tornam essenciais para compensar os efeitos do consumo de sódio que pode ser prejudicial. Os minerais presentes na flor também podem atuar como vasodilatadores e trazer diversos benefícios para pessoas que sofrem de pressão alta.

Leia também:  Benefícios do Limão

Reforça a saúde do fígado

A flor da alcachofra vem sendo usada há séculos como tônico para o fígado. Segundo alguns estudos, existem dois antioxidantes presentes que são a silimarina e a cinarina, que conseguem melhorar o fluxo da vesícula biliar, e com isso, melhoram a saúde do fígado. A regulação do fígado ajuda na eliminação de toxinas e promovem a reparação de células danificadas.

Pode tratar e prevenir o câncer

É um dos vegetais com maior teor de antioxidantes, que são os principais defensores do nosso sistema imunológico, combatendo diretamente os radicais livres. Esses que podem levar a muitas doenças perigosas como o câncer.

Auxilia na ressaca

Um dos benefícios da alcachofra está relacionada com a restauração do fígado, é ótima aliada para reduzir as toxinas no sangue, de forma rápida. Mastigar algumas folhas depois de beber demais, pode ser a cura para os efeitos que o consumo de álcool em excesso pode provocar.

Combate problemas na formação do feto

Por ter alta concentração de ácido fólico, é um vegetal incrível e precisa estar incluído na alimentação das grávidas. O ácido fólico é responsável por prevenir possíveis problemas no tubo neural dos fetos, quando ainda estão se desenvolvendo.

Auxilia na manutenção da saúde óssea

A alcachofra é rica em vitamina e minerais como o fósforo, o magnésio e o manganês, que são fundamentais para a saúde e recuperação óssea. A alcachofra também contém a vitamina K, que ajuda em processos de calcificação vascular, além de possuir o benefício na formação dos ossos.

Ajuda a emagrecer

Um dos benefícios da alcachofra mais interessantes é o manganês. Um mineral que auxilia o metabolismo do colesterol, gordura, tornando-os essenciais para o organismo e para serem usados corretamente pelo organismo, como nutrientes. Tem propriedades excelentes para auxiliar na perda de peso.

Leia também:  Benefícios da atividade física para crianças

Promove as funções cognitivas

Além de tudo isso que já foi dito, um dos principais benefícios da alcachofra é que ela possui a quantidade necessária recomendada de vitamina K, que deve ser consumida diariamente. Essa vitamina ajuda a proteger as células do cérebro contra lesões neurais, degenerações, e auxilia a prevenir doenças como demência e o Alzheimer.

Por: Susan Nogart

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *