Por ser uma iguaria ainda pouco cultivada no Brasil, muitas pessoas nunca nem viram ou conhecem. Mas o que muita gente também não sabe, é sobre os benefícios da alcachofra para a saúde. Eles são tantos que vale o esforço de encontrar essa flor tão exótica e pouco conhecida no nosso país.
A parte que é consumida da flor da alcachofra é o interior do botão, que pode chegar a um metro de altura. O lado externo do botão é duro, resistente e tem aparência espinhosa. Por isso, durante a preparação é preciso ter bastante cuidado, o que vale depois pelo sabor e todos os nutrientes que esse alimento proporciona.
Se ficou curioso com essa flor e quer saber quais são os seus benefícios, continue lendo.
Por serem ricas em fibras, as alcachofras auxiliam todo o sistema digestivo, com isso mantém a regularidade dos intestinos, diminuem a constipação e também ajudam em casos de diarréia. Além disso, é capaz de reduzir as chances de câncer de intestino e estômago, cólicas, flatulências, inchaços e qualquer tipo de desconforto nessa região.
Um dos benefícios da alcachofra está ligado a redução do colesterol. Isso porque o extrato das folhas da alcachofra, quando consumidas por determinado período, reduzem cerca de 20% o LDL na corrente sanguínea.
Alguns alimentos ricos em potássio, como batata doce, banana e as alcachofras, ajudam a equilibrar os eletrólitos no corpo. Com isso, o magnésio e potássio se tornam essenciais para compensar os efeitos do consumo de sódio que pode ser prejudicial. Os minerais presentes na flor também podem atuar como vasodilatadores e trazer diversos benefícios para pessoas que sofrem de pressão alta.
A flor da alcachofra vem sendo usada há séculos como tônico para o fígado. Segundo alguns estudos, existem dois antioxidantes presentes que são a silimarina e a cinarina, que conseguem melhorar o fluxo da vesícula biliar, e com isso, melhoram a saúde do fígado. A regulação do fígado ajuda na eliminação de toxinas e promovem a reparação de células danificadas.
É um dos vegetais com maior teor de antioxidantes, que são os principais defensores do nosso sistema imunológico, combatendo diretamente os radicais livres. Esses que podem levar a muitas doenças perigosas como o câncer.
Um dos benefícios da alcachofra está relacionada com a restauração do fígado, é ótima aliada para reduzir as toxinas no sangue, de forma rápida. Mastigar algumas folhas depois de beber demais, pode ser a cura para os efeitos que o consumo de álcool em excesso pode provocar.
Por ter alta concentração de ácido fólico, é um vegetal incrível e precisa estar incluído na alimentação das grávidas. O ácido fólico é responsável por prevenir possíveis problemas no tubo neural dos fetos, quando ainda estão se desenvolvendo.
A alcachofra é rica em vitamina e minerais como o fósforo, o magnésio e o manganês, que são fundamentais para a saúde e recuperação óssea. A alcachofra também contém a vitamina K, que ajuda em processos de calcificação vascular, além de possuir o benefício na formação dos ossos.
Um dos benefícios da alcachofra mais interessantes é o manganês. Um mineral que auxilia o metabolismo do colesterol, gordura, tornando-os essenciais para o organismo e para serem usados corretamente pelo organismo, como nutrientes. Tem propriedades excelentes para auxiliar na perda de peso.
Além de tudo isso que já foi dito, um dos principais benefícios da alcachofra é que ela possui a quantidade necessária recomendada de vitamina K, que deve ser consumida diariamente. Essa vitamina ajuda a proteger as células do cérebro contra lesões neurais, degenerações, e auxilia a prevenir doenças como demência e o Alzheimer.
Por: Susan Nogart
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?