Benefícios do Pepino para Saúde



Confira aqui quais são os benefícios do pepino para saúde.

Muito popular em saladas na mesa dos brasileiros, o pepino é fruto de origem indiana e atualmente é cultivado por diversos países. No Brasil, embora o vegetal possa ser encontrado em todas as regiões, o seu cultivo destaca-se no Sul e Sudeste. Entre os estados que mais produzem o pepino estão Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O pepino é um fruto sempre associado à beleza e saúde da pele, mas seus benefícios vão além dos cuidados estéticos.



Ainda que para alguns possa parecer que o pepino seja alimento que não acrescenta valores nutricionais, isso não é verdade. O vegetal tem em sua composição vitamina A, vitamina C, vitamina K, as vitaminas do complexo B, além de alguns minerais tais como: magnésio, fósforo, cálcio, potássio e manganês. Apresenta também propriedades antioxidantes.

Alguns benefícios do pepino para a saúde:

  • Auxilio no combate a obesidade: apresentando baixo índice calórico, o seu consumo contribui para a redução do peso. As fibras que estão presentes no pepino trazem uma maior sensação de saciedade fazendo com que o organismo necessite de menos alimentos.
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino: o alimento contém pectina, que é um tipo de fibra. Cabe às fibras a função de promover o aumento do bolo fecal, além de fazer com que os movimentos dos músculos do intestino sejam realizados de forma mais acelerada. Além disso, as fibras são responsáveis pela manutenção das chamadas "bactérias do bem", que são as bactérias que são úteis ao intestino.
  • Ajuda no controle da pressão arterial: o potássio presente no pepino ajuda a eliminar parte do sódio presente em nosso organismo, o que contribui para o controle da pressão arterial. De acordo com estudos científicos, a presença maior do mineral no corpo humano pode diminuir a chance de acontecer um AVC.
  • Proteção maior para o coração: o pepino possui betacaroteno e flavonoides, antioxidantes importantes no combate às infecções e para manutenção da saúde das células – entre elas as do coração.
  • Fortalecimento dos ossos: o consumo do fruto pode auxiliar no combate à osteoporose e também diminuir a possibilidade de ocorrer fratura de ossos por causa da presença da vitamina K, que contribui para que o cálcio possa ser mais facilmente metabolizado.
  • Auxilia na hidratação: pode ser grande aliado no combate a desidratação. Boa parte do alimento é composto por água (95%) e por isso seu consumo auxilia na reposição de líquido no organismo e promove a reposição de alguns nutrientes e minerais. Por ter função diurética, pode também ajudar evitar a retenção de líquidos.
Leia também:  Benefícios da Alcachofra

Alguns estudos ainda estão em andamento com o objetivo de descobrir outros possíveis benefícios do pepino para a saúde.



Está sendo avaliado ainda o benefício do alimento para evitar o estresse oxidativo. O estresse oxidativo pode estar relacionado ao aparecimento de certas enfermidades como: alguns problemas pulmonares, determinados tipos de câncer, e até as doenças autoimunes. Os flavonoides e os taninos, presentes no pepino, seriam úteis no combate ao estresse oxidativo por serem antioxidantes.

Está em estudo também o uso da casca de pepino para controlar e até reduzir o índice glicêmico e com isso evitar possíveis complicações que possam ser causadas pela diabete não controlada. Não há ainda uma comprovação pois o estudo ainda está em fase de testes com animais, não tendo sido realizado nenhum teste com pessoas.

A utilização do pepino na pele

Há muito tempo se fala do benefício do pepino para a pele. Profissionais da área dizem que o fruto pode, sim, apresentar alguns bons resultados reduzindo o inchaço na área dos olhos, porque alguns componentes como vitamina C, ácido cafeico, assim como a água, podem ter ações anti-inflamatórias e calmantes para a região.

A ida ao dermatologista ainda pode ser necessária já que os efeitos do tratamento natural com o pepino podem ter pouca duração e o tratamento com um profissional ainda é o mais indicado.

Contra indicações em relação ao uso do pepino

Pessoas com a chamada síndrome do intestino irritável devem consumir o vegetal com moderação, porque seu consumo exagerado pode provocar diarreia e aumento dos gases intestinais. Também aqueles que sejam portadores de alguma doença renal devem fazer uso do pepino de forma moderada por causa do potássio presente no alimento.

Leia também:  Água Morna com Canela Emagrece? Benefícios e Cuidados

Embora seja um fruto normalmente consumido em salada e conserva, o pepino pode ser cozido e incluído nos sucos também.

Redatora Henri

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *