Couve – Benefícios para Saúde e Receitas



Conheça aqui os principais benefícios presentes na Couve.

Ela pode ser comida crua, como salada, refogada, em diversos tipos de sopas e até mesmo pura, como é o caso da receita que acompanha a feijoada. Estamos falando de uma hortaliça chama Couve!

A couve é uma ótima aliada no tratamento da anemia, pois ela é rica em clorofila e ferro. A couve também diminui a retenção de líquidos no corpo e evita que absorvemos as substâncias químicas contidas nos alimentos, servindo para desintoxicar o nosso organismo, sem falar da parte nutritiva por causa da vitamina A.



As grávidas devem consumir couve, pois ela é rica em ácido fólico. Essa vitamina é fundamental na gravidez, uma vez que ela auxilia no desenvolvimento da medula.

Para quem faz dietas e regimes, a couve é uma ótima aliada por ser muito pobre em calorias e por ser de difícil digestão, ela acaba diminuindo o apetite.



Ela também é rica em fibras, ajudando na regularização do intestino e no controle do colesterol.

O potássio é outro elemento em abundância nessa hortaliça, que ajuda na regularização da pressão arterial. Com uma fonte de cálcio muito boa, ela fortalece e melhora a estrutura de ossos e dentes.

Para conseguir todos os benefícios da couve é preciso consumi-la fresca, nos sucos, cozida na água, em sopas ou até refogada usando manteiga ou azeite.

Uma tabela nutricional foi montada usando 100 gramas de couve manteiga, na forma crua e refogada com óleo, cebola e alho. Vamos ver a diferença.

No quesito “Energia”, a couve crua tem 27 calorias contra 90 na forma refogada.

Em proteína, a forma crua contém 2,9g contra 1,7g na forma refogada.

Leia também:  Comer Couve pode deixar Cérebro mais Jovem

A gordura passou de 0,5g na forma crua para 6,6g na forma refogada.

O Carboidrato foi outro quesito que ficou alto quando refogado. São 8,7g refogada contra 4,3g crua.

As fibras alimentares subiram de 3,1g sendo comida ao natural e 5,7g refogando.

O Cálcio chega a 131 mg na couve crua e 177 mg na couve refogada.

O Ferro se manteve em 0,5 mg na duas formas analisadas.

O Ácido fólico diminuiu refogando a couve, passando de 78 mcg na couve crua, para 38 mcg na couve refogada.

O Sódio chegou a 6mg na versão crua e 11 mg na refogada.

O Potássio também diminuiu quando refogamos a hortaliça, ficando em 315 mg. Crua, a couve tem 403 mg.

De 35 mg na forma crua, a couve passa a ter 26 mg de Magnésio fazendo refogada.

Finalizando, 96,7 mg de Vitamina C quando comemos a couve crua, contra 76,9 mg na receita refogada.

A couve combina com muitas coisas dentro de várias receitas e uma delas é em suco. Adicione, no liquidificador, um copo de suco natural de laranja e 3 (três) folhas de couve, se necessário, adicione água e mel. Este suco é indicado para desintoxicar o organismo.

Uma outra propriedade rica na couve é o zinco. No suco com limão, ela rejuvenesce a pele, regenera as células e equilibram os níveis de ácido do corpo. Bata no liquidificador duas folhas de couve, 1/2 copo de água, o suco de dois limões e duas tâmaras.

Uma sopa detox com couve ajuda no emagrecimento, no controle da pressão alta e na prevenção de prisão de ventre. Numa panela em fogo baixo adicione junto com uma folha de couve, dois tomates, alho francês, um pimentão, salsinha, salsão, uma abobrinha com casca, uma cebola e um chuchu.

Leia também:  Receita de Brownie Low Carb e Sem Açúcar - Como Fazer

Na salada, o acompanhamento da couve pode ser bem variada, como por exemplo, com cenoura ralada e tomate. Neste caso, lave muito bem os ingredientes, podendo até usar soluções para desinfetar a mesma, como forma de prevenir qualquer tipo de bactéria, uma vez que não irá passar pelo processo de aquecimento.

Seja qual for a sua receita, tenha em mente que a couve é uma das melhores opções na sua dieta. Use uma dessas receitas, pesquise outras ou invente! Seja como for, bom apetite!

Fernando Ferreira Dias Junior

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *