Dicas de Alimentação para Aumentar a Imunidade



Confira aqui algumas dicas de alimentação para aumentar a sua imunidade.

Pessoas que lidam com constantes gripes e resfriados estão sempre em busca de alternativas que ajudem a aumentar sua imunidade. Em suas consultas médicas e até mesmo em uma conversa com amigos, já ouviram falar que uma mudança na alimentação pode ajudar nessa missão.

Com o crescimento dos casos de Coronavírus, a busca por formas de se proteger cresceu ainda mais e muitas pessoas passaram a se questionar se uma mudança na alimentação diária poderia ajudá-las.



Será mesmo verdade que os alimentos que você consome ajudam sua saúde a ficar mais forte? Se você tem essa dúvida, confira o que realmente funciona e entenda o que pode mudar em sua dieta.

Vitaminas e sais minerais

Alguns alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, que ajudam o corpo e contribuem para que o sistema imunitário esteja com seu funcionamento em dia. Agora, é preciso ter em mente que apenas se alimentar bem não vai ser uma garantia de que você estará protegido dos vírus e bactérias (ou que pode se recuperar mais rapidamente de uma doença).



Existe uma combinação de fatores que interferem no funcionamento da sua imunidade, que incluem boas noites de sono, alimentação e saúde mental em dia. Ou seja, você pode até estar dando nutrientes para o seu corpo, mas se estiver estressado ou ansioso, seu sistema imunitário pode estar em baixa.

O que o sistema imune fortalecido ajuda

Quando o sistema imune de uma pessoa está fortalecido, isso não significa que ela está livre de desenvolver alguma doença causada por vírus e bactérias. Apenas que seu corpo está apto a combater a doença mais rapidamente, o que significa desenvolver sintomas mais brandos e evitar a evolução do quadro para algo mais grave.

Leia também:  Dicas de alimentação para crianças

Não existe cardápio específico

Para quem está em busca de um cardápio específico para fortalecimento do sistema imunológico, é interessante ter claro algo: isso não existe. Até porque cada organismo funciona de forma diferenciada. O principal é que você saiba que alimentos são indicados para sua dieta e quais devem ser evitados.

Por exemplo, frutas são ricas em vitaminas, se você puder tomar sucos naturais ou comer ao menos uma fruta por dia, já estará ajudando o seu corpo a se proteger.

Intestino deve funcionar bem

Pode parecer estranho, mas o intestino está diretamente relacionado com seu sistema imunológico estar mais forte. É neste órgão que ocorre a separação do que seu organismo precisa e do que é considerado tóxico e deve ser eliminado.

Assim, quem não vai ao banheiro regularmente pode ter problemas de saúde, já que seu corpo está acumulando toxinas. Para ajudar o intestino, alimentos probióticos são indicados, pois aumentam a quantidade de “bactérias do bem” que vivem na região e trabalham em prol da sua saúde.

Além disso, incluir frutas e outros itens ricos em fibras é essencial para garantir que o órgão continue fazendo uma boa filtragem de nutrientes e elimine aquilo que não é essencial para o corpo.

Quais nutrientes são essenciais

Como não existe um cardápio padrão, você pode focar em nutrientes essenciais e que trabalham em conjunto com o sistema imunológico, de forma a garantir que funcione bem. Dentre os mais importantes estão:

  • A vitamina C, que não é produzida pelo corpo. Ajuda na imunidade contra vírus, principalmente os que causam doenças respiratórias, como as gripes. Pode ser encontrada em frutas como laranja, limão e morango.
  • O Zinco é encontrado no corpo humano e sua função é prevenir que uma infecção venha a acontecer. Encontrado em carne vermelha, frutos-do-mar, leite, feijão e sementes.
  • A vitamina E tem ação anti-inflamatória e pode potencializar a ação dos glóbulos brancos, que são os principais responsáveis pela defesa do organismo e parte de seu sistema imunológico. Pode ser ingerido através da gema de ovo, amêndoas, azeite de oliva e dos grãos.
Leia também:  Como Emagrecer com Saúde

Além destes nutrientes, que vão garantir que o sistema imune funcione melhor, é importante ingerir também o ácido fólico, o selênio e os carotenoides. Lembre-se também de praticar alguma atividade física e cuidar de sua saúde mental. Assim, é garantido que seu corpo estará pronto para combater com eficiência os vírus e bactérias.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *