Todo mundo está careca de saber que uma vida melhor passa também pelo controle da sua alimentação. Para alcançar um corpo em forma ou ficar em dia com a balança, muitas vezes é preciso uma mudança total de hábitos alimentares. Deixar de lado as comidas prontas e o sedentarismo são regras indicadas em todos os programas de redução alimentar.
Para aqueles que buscam um cardápio mais equilibrado, o ideal é buscar uma orientação com uma nutricionista. Este profissional pode indicar os melhores alimentos e a melhor rotina de emagrecimento. O corpo perfeito e a redução de medidas só vêm com uma boa alimentação.
Porém, o que está na moda hoje em dia são as dietas. Erroneamente considerada, as dietas são cardápios seguidos pelas pessoas no intuito de conseguir emagrecer. Porém, a dieta é tudo aquilo que podemos considerar como nossa alimentação rotineira. Destas “dietas” algumas podem matar mais do que o cigarro, devendo ficar distanciado de quem busca uma vida saudável.
As comidas industrializadas ou fast-food tem um número gigantesco de gorduras e aumentam a presença do sódio na alimentação. O sódio em si é de extrema importância na saúde, porém, seu consumo em excesso pode causar problemas a longo prazo.
Para você identificar que se está abusando no consumo de sal ou sódio, algumas pistas devem ser levadas em consideração:
O inchaço principalmente nos pés por conta da retenção de líquidos. Muitas vezes os endemas são desconsiderados, mas tem sua origem no consumo excessivo de produtos muito salgados; se você perceber que anda estando com muita sede ao longo do dia, de forma estranha, deve-se tomar cuidado com o consumo exagerado de sal e sócio, já que o organismo utiliza mais o líquido do corpo; Dores de cabeça também são sintomas de quem mantém uma dieta rica em sal ou sódio. Com isso o sangue aumenta e a hipertensão começa a se originar no corpo do indivíduo.
Os alimentos mais ricos em sódio e sal devem ser consumidos com moderação para quem precisa emagrecer ou ficar em dia com a balança. As carnes processadas comuns no mercado são um dos campeões neste quesito. A mortadela do pãozinho ou o presunto com o queijo devem ter seu consumo reduzido. Os queijos também são grandes fontes de sal, além das sopas e refeições preparadas: não é aquela que a vovó ou a mamãe faz quando você está doente, mas sim aqueles conhecidos envelopes de sopa pronta.
Produtos industrializados também são um perigo: as bolachas recheadas, apesar de serem doces, também tem elevadas quantidades de sódio. O sal é usado em larga escala nestes produtos, trazendo um sabor mais gostoso, porém mais perigoso para a saúde. Manteiga, margarina e congelados também devem ser levados em consideração.
Outra dieta que pode matar mais que o cigarro é a falta de grãos integrais. O uso de produtos integrais já é velho conhecido de quem frequenta o nutricionista ou um médico, já que trazem em sua essência as fibras, grandes auxiliadoras de um intestino que precisa ser regular. Elas têm papel importante no trânsito intestinal e na frequência em que nos deslocamos até o banheiro.
As fibras ajudam a diminuir o colesterol e também a gordura no sangue, além de induzir o crescimento das boas bactérias na nossa flora intestinal. Cereais, pães e biscoitos integrais são grandes aliados de uma dieta equilibrada.
Outra dieta que pode ser perigosa ao corpo humano é a ausência de frutas. Com a popularização dos alimentos industrializados devido a corrida do dia a dia e a facilidade de consumo, as frutas ficaram em um plano B. Sucos de frutas ou o consumo das frutas devem ser considerados para quem busca um padrão saudável.
Por Leandrinho de Souza
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?