Exercícios Físicos para Obesos – Melhores Indicações

Saiba aqui quais são os melhores exercícios físicos recomendados para obesos.

Nos últimos anos, houve um aumento considerável de pessoas com problemas de obesidade. E esse é mais do que um problema de ganho de peso, é uma doença crônica e que requer esforços para ser controlada. Outro destaque importante é que dependendo de sua gravidade, a obesidade ainda é considerada uma ameaça para a saúde e ser o agravante para a decorrência de diversas outras doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, entre outros.

Você sabia que é 2,5 vezes mais comum um obeso ter problemas com hipertensão que um indivíduo com peso normal? Inclusive, a obesidade já é caracterizada pela própria OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma epidemia global que pode afetar a longevidade e qualidade de vida do indivíduo. Mas, como acontece esse problema? Há solução?

Como a obesidade acontece

Uma pessoa não se torna obesa do dia para a noite. É necessário que certos hábitos (ou falta deles) se perdure por um bom tempo. Mas, independentemente do fator que ocasione a obesidade, ela naturalmente acontece quando o número de calorias ingerido é superior ao número de calorias gasto durante o dia. Essa reação, realizada com frequência, sucede no acumulo de calorias que se transformam em massa gorda, o que gera a obesidade.

Se você sofre com esse problema e está à procura de soluções eficientes para lidar com isso de maneira segura e funcional, veja algumas dicas especiais que separamos especialmente para você!

Mude seus hábitos

O primeiro e fundamental passo para começar a sair do patamar de obeso é tomar consciência dos hábitos que te levaram a esse estado e o que você pode fazer para, aos poucos, substituir esses hábitos por outros que te levem na direção desejada. Essa etapa é mais difícil do que parece, mas é a etapa mais importante, já que vai fazer mudar os seus hábitos mais prejudiciais, que são os que te mantém na zona de conforto para os hábitos que irão mudar sua vida. Comece com coisas simples e vá se desafiando gradualmente.

Ajuste a alimentação

Outro papel fundamental que não pode passar despercebido é a alimentação. Começar a mudar os hábitos alimentares também é um processo que envolve bastante disciplina. E todos já sabem que aliar uma boa alimentação e atividades físicas com frequência é o melhor e maior segredo para acabar de vez com a obesidade. Sendo assim, procure uma nutricionista de confiança, explique toda sua situação a ela e faça uma reeducação alimentar.

Exercícios físicos mais indicados

A parte mais importante de todos os pontos que abordamos nesse artigo é a atividade física. Porque é através dela que você irá turbinar a queima calórica e fazer com que você consiga eliminar todo o sobrepeso que você adquiriu, em provavelmente anos de sedentarismo. Logo abaixo, temos uma seleção de exercícios físicos mais indicados para quem quer começar a se mover e mudar seu padrão de vida.

Caminhada/corrida – A caminhada e a corrida são ótimos auxiliares no processo de queima calórica. Lembre-se de recorrer a um bom profissional de educação física para ter as orientações corretas sobre o melhor tipo de treino para o seu perfil.

Pedalar – Para quem gosta de uma atividade mais desafiadora, pedalar pode ser uma boa opção. Você pode fazer isso ao ar-livre ou na academia, se desejar.

Nadar – Além de aprender uma nova habilidade, nadar é uma atividade extremamente prazerosa e indicada para os dias do verão. A queima calórica é muito efetiva nas aulas de natação e a atividade acaba sendo bastante estimulante para toda a musculatura.

Dançar – Uma das melhoras atividades lúdicas para começar a perder peso é através da dança. Hoje, já temos aulas específicas para isso, como as aulas de ritmos, zumba e ritbox, dentre outras. Mas não precisa se prender a essas, faça aulas de dança que você realmente goste e se divirta, assim você irá ter um incentivo ainda maior para não perder às aulas.

Musculação – A musculação também pode ser de grande ajuda para quem quer eliminar o peso indesejado. Além ajudar a trabalhar a musculatura, há um trabalho aeróbico que é realizado na execução de cada exercício. Mas lembre-se de procurar um profissional antes de se arriscar nas academias.

Espero que esse artigo possa ter ajudado. Lembre-se de seguir as recomendações de seu médico e fazer todo o acompanhamento com profissionais capacitados que te ajudarão a chegar nos melhores resultados.

Darlan Barbosa



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *