Exercícios para Artrose no Joelho – Melhores Indicações

Confira aqui quais são os exercícios físicos mais indicados para quem sofre com Artrose no Joelho.

O que é artrose no joelho?

Dores nos joelhos, inchaço, rigidez ao levantar da cama ou depois de passar grandes períodos em repouso, estalos ao movimentar-se, limitação nos movimentos, dificuldade em apoiar a perna no chão, sensação de aumento no joelho, esses são alguns dos sintomas de artrose nessa região.

Ela é caracterizada pelo desgaste na cartilagem das articulações, uma condição que afeta os movimentos dos joelhos e causa muita dor e incômodo.

No mercado, é comum encontrarmos muitas promessas de medicamentos e métodos que curam a artrose no joelho, no entanto, por se tratar de uma doença crônica, não tem cura.

Porém, algumas medidas devem ser adotadas para amenizar seus sintomas, impedir o avanço da doença e para que o indivíduo leve uma vida normal.

Entre essas medidas, a prática de exercícios físicos é muito eficiente. Abaixo, confira os exercícios mais indicados para auxiliar no tratamento desse mal.

Quais exercícios recomendados para auxiliar no tratamento de artrose no joelho?

Antes de qualquer coisa, os exercícios devem ser efetuados com cautela e ajuda de um profissional, se possível, pois se executados de forma incorreta podem agravar a situação.

Todas as atividades citadas logo a seguir são ótimas para artrose no joelho, pois fortalecem os músculos, o que equilibra as articulações, vale ressaltar que só são recomendados exercícios físicos de baixo impacto.

1. Pilates

O Pilates possui técnicas especiais e diferentes exercícios, devido a essa variedade é importante que a série seja passada por uma fisioterapeuta. Os mais indicados são: elevação de tronco e pelve.

2. Caminhada leve

Além de ser ótima para a saúde, a caminhada vai auxiliar no tratamento de artrose no joelho, ela ajuda a combater as dores causadas pelo atrito e aumenta a mobilidade.

Apesar de ser uma atividade simples e fácil de executar, deve ser realizada com cautela e moderação por quem sofre com essa doença. Escolha um horário adequado, além de tênis confortável para realizar essa atividade.

3. Andar de bicicleta

Uma andada de 30 minutos diários, por pelo menos 4 a 5 vezes na semana, já é o suficiente para fortalecer os músculos dos joelhos, garantido a melhora do quadro de artrose na região.

Há também uma melhora no condicionamento cardiovascular e das funções do organismo.

4. Natação e hidroginástica

São atividades seguras e de baixo impacto, pois são realizadas dentro da água, onde é possível movimentar muito bem os joelhos, mas sem que eles estejam suportando todo o peso corporal.

Além dos benefícios para os joelhos, elas trazem benefícios para outras áreas do corpo, por exemplo, o pulmão.

Além desses, você também pode realizar também os seguintes exercícios para cuidar de artrose no joelho:

  • alongamento;
  • aeróbica;
  • dança;
  • yoga;
  • musculação;
  • isometria dos quadríceps;
  • pressionar a bola murcha com os joelhos;
  • abertura lateral;
  • fortalecer glúteo médio;
  • fortalecer ísquios.

Quais são os exercícios que não são recomendados para quem tem artrose nos joelhos?

Existem algumas atividades que não devem ser realizadas por pessoas que possuem artrose nos joelhos, que são os de alto impacto, sendo elas:

  • futebol;
  • jump;
  • pular corda;
  • corrida;
  • step;
  • lutas marciais.

A realização dessas atividades, principalmente sem o auxílio de um profissional, pode agravar ainda mais a situação. Ele é a pessoa certa para avaliar o quadro e decidir quais são os exercícios apropriados para você e qual a intensidade, tempo e quantidade ideal. Além disso, ele vai recomendar outras medidas que também vão ajudar no combater os sintomas da artrose no joelho, que podem ser medicamentos, fisioterapias é claro, além de mudanças nos hábitos.

Por Nara Sampaio



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