Exercícios Físicos para Reduzir o Colesterol – Melhores Indicações

Confira aqui algumas dicas de exercícios físicos que podem ajudar a reduzir o colesterol.

Já sabemos o quanto os exercícios físicos são importantes para o nosso organismo, não só para a estética, mas principalmente para melhorar a saúde e bem estar físico e mental no nosso corpo.

O sedentarismo e má alimentação estão diretamente relacionados ao aumento de colesterol ruim e como consequência o aparecimento de doenças preocupantes como: hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardiovasculares, entre outras.

A prática de atividade física é um poderoso aliado para reduzir o alto teor de colesterol. Neste artigo, vamos explicar quais são os tipos de colesterol e dar dicas de exercícios físicos que ajudam a equilibrar os índices no sangue.

Entenda quais os tipos de colesterol

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) essencial para o funcionamento do nosso organismo e está presente em órgãos como: fígado, nervos, cérebro, músculos, pele e coração. Mas é necessário estar atento ao tipo de colesterol que está com o nível mais elevado no sangue.

O médico pode solicitar exames de sangue para avaliar os valores de três tipos de colesterol existentes. Veja quais são:

  • Colesterol HDL (High Density Lipoproteins): significa lipoproteínas a alta densidade. Esse tipo de colesterol é considerado bom, pois está ligado a uma proteína transportada no sangue para o fígado, limpando o organismo por meio de eliminação da gordura nas fezes.
  • Colesterol LDL (Low Density Lipoproteins): significa lipoproteínas de baixa densidade. O LDL tem a função de levar o colesterol do fígado até as células dos tecidos, favorecendo o acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Isso diminui o fluxo sanguíneo e pode causar doenças cardíacas.
  • Colesterol Total: indica a quantidade total de colesterol no sangue, correspondente aos valores de HDl e LDL.

Fatores que aumentam o colesterol ruim

Conforme pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 18 milhões de pessoas apresentam níveis de colesterol acima do recomendado. Isso se deve a alguns fatores, veja quais são:

  • Obesidade, sedentarismo, tendência genética ou hereditária;
  • Excesso de álcool ou abuso de anabolizantes;
  • Insuficiência renal. cirrose, Hipotiroidismo ou Hipertiroidismo.

Como os exercícios físicos auxiliam na redução do colesterol ruim

Os exercícios físicos, principalmente os aeróbicos são poderosos aliados para baixar os níveis de colesterol ruim. Esse tipo de exercício traz benefícios para todo o corpo, pois durante a realização, alguns grupos musculares do nosso corpo precisam de mais oxigenação. Com isso há um aumento dos batimentos cardíacos para o transporte necessário de sangue para o coração.

Confira quais os 5 exercícios físicos que ajudam a baixar o colesterol

Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais prazerosos de realizar e de quebra pode ser realizado ao ar livre e você não paga nada.

Mas para que esse exercício seja efetivo, é necessário praticar com regularidade. A caminhada pode ser realizada de 5 a 7 dias por semana, durante 30 minutos no mínimo.

Natação

Considerado um esporte completo, a prática dessa atividade trabalha todos os músculos do corpo, desenvolve o desempenho cardiorrespiratório, é um exercício sem impacto, além de contribuir para reduzir os níveis de colesterol LDL.

Bicicleta

Conforme pesquisa realizada pelo Laboratório de Metabolismo de Lipídios do Instituto do Coração (Incor), praticar exercícios em bicicleta acelera o metabolismo da partícula que transporta o colesterol LDL, removendo-o do sangue. Mas só ocorre esse benefício quando o colesterol não é oxidado. Quando isso acontece, as partículas entram nas artérias forma placas de gorduras ocorrendo assim, o entupimento.

Musculação

A prática da musculação além de tonificar e fortalecer a musculatura, ajuda consideravelmente na redução da gordura corporal, triglicérides e colesterol.

Se combinados a exercícios aeróbicos, por um período de duas horas por semana, é ainda mais efetivo para as mulheres.

Ginástica aeróbica

Assim como outros exercícios, a prática da ginástica aeróbica, aumenta o colesterol bom (HDL). O ideal é combinar esse exercício com outras atividades como: natação, corrida e caminhada. Desta forma, os resultados serão mais satisfatórios.

Lembrando que antes de praticar qualquer atividade física, o ideal é consultar um médico para realizar os check ups necessários. Principalmente se você não tem uma alimentação adequada e não pratica nenhum exercício regularmente.

Por Erika Balbino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *