As gorduras são importantes para o bom funcionamento do organismo humano, pois elas são responsáveis por proteger os órgãos contra choques mecânicos, fornecer energia, ajudar na manutenção da temperatura do corpo, produzir hormônios, transportar as proteínas e manter a estrutura das células. As chamadas gorduras boas são aquelas insaturadas, que agregam benefícios adicionais para a nossa saúde.
Encontradas em alimentos, como azeite de oliva, óleos vegetais, abacate e açaí, nozes, castanhas, azeitonas e peixes de águas profundas, as gorduras boas previnem as doenças cardiovasculares, diminuem os triglicerídeos sanguíneos, além de melhorar a circulação sanguínea e o sistema imunológico.
As gorduras são de suma importância para preservar a saúde humana, pois elas fazem parte dos macronutrientes fundamentais para garantir o bom funcionamento metabólico. A quantidade a ser ingerida varia de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Geralmente, estima-se que uma alimentação composto 25% por gorduras boas já é o suficiente para uma vida saudável.
Ao ingerir as gorduras boas, você estará protegendo o seu coração. Essas gorduras são ótimas para reduzir os riscos de colesterol ruim e aumentar o nível de HDL, que também é chamado de colesterol bom. Além de prevenir contra os problemas metabólicos, as gorduras do bem também evitam doenças cardíacas, e controlam os batimentos do coração, impedindo que ocorram arritmias.
Para quem malha e está em busca da hipertrofia muscular, uma boa alternativa é consumir as gorduras do bem. O ideal é consumir entre 15% a 30% de gorduras boas para acelerar a construção dos seus músculos, elas oferecem um aumento e fortalecimento muscular.
Se você não consumir gorduras boas na sua dieta, consequentemente haverá um aumento do nível de cortisol e a redução do nível de testosterona, o que faz que haja maiores dificuldades para atingir a hipertrofia dos músculos.
Uma boa razão para investir no consumo das gorduras boas na sua dieta é o fato de elas não se depositarem no abdômen. Sendo assim, esse tipo de gordura é bastante indicado para as pessoas que desejam emagrecer na área abdominal ou definir a barriga. No entanto, é importante dizer que o consumo tem que ser feito com moderação.
As gorduras do bem são usadas como base para promover a formação de diversos hormônios, incluindo os sexuais. Por isso, elas também ajudam na manutenção do bom funcionamento do organismo, do bem-estar e da saúde. A ausência dessas gorduras gera um déficit nutricional no corpo, pois começa a ter dificuldades para absorver vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que se dissolvem somente quando entram em contato com a gordura.
Ao ficar sem consumir as gorduras boas, os músculos também enfrentam uma deficiência no abastecimento de energia, fazendo com que a saciedade plena não ocorra, além de enfraquecer o sistema imunológico e comprometer a elasticidade da pele.
A ingestão das gorduras boas ajuda a melhorar a circulação sanguínea, pois estimula a regulação da coagulação do sangue, contribuindo para com o controle da insulina e dos triglicerídeos sanguíneos. Há gorduras que atuam na redução da pressão arterial e previnem diversas doenças relacionadas a esse problema.
Além de todos os motivos citados anteriormente, você também de incluir as gorduras boas na sua dieta porque elas estão presentes em alimentos nutritivos, que são saudáveis e anabólicos. Alguns desses alimentos são os ovos, salmão e óleo de coco, que podem ser combinados com proteínas e carboidratos.
Por Simone Leal
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?