Muitas mulheres possuem o grande desejo de engravidar. Mas esse processo pode ser mais demorado do que o normal. E isso pode acontecer por muitos fatores e o maior deles é a ansiedade. A pressão que muitas mulheres sentem ao tentar engravidar mês a mês pode causar até mesmo o esgotamento físico e mental. E para ajudar nesse processo, é indicado incluir alimentos que ajudam a aumentar a fertilidade. Veja abaixo quais são esses alimentos e as formas corretas de incluí-los na alimentação.
1-Ovos
Os ovos são considerados grandes fontes de vitaminas. Eles possuem vitamina D, A e B12. Todas essas vitaminas funcionam em conjunto para facilitar uma gestação. A vitamina D ajuda no processo de ovulação, a vitamina A ajuda na produção de hormônios e a vitamina B12 melhora a força do útero para receber o embrião e também normaliza o ciclo menstrual. Os ovos devem ser incluídos de diferentes formas na alimentação.
2-Laticínios integrais
O leite integral e seus derivados são considerados muito importantes para o nosso organismo. E em relação as mulheres que desejam engravidar, esse tipo ajuda na menor oscilação da globina. Esses alimentos também facilitam no transporte dos hormônios que ajudam na fertilidade. E por isso eles devem fazer parte do cardápio alimentar das mulheres que desejam engravidar.
3- Leguminosas
As leguminosas são grandes fontes de ácido fólico e proteína vegetal. Ambas são importantes para aumentar a fertilidade e dar maior fortalecimento ao útero e prepara-lo para receber o embrião. A ingestão desse alimento também diminui os riscos de má formação no bebê. As leguminosas são responsáveis também para manter longe a anemia, que é um problema que afeta 50% das grávidas e pode causar alguns transtornos. As leguminosas mais comuns são a lentilha e os feijões, que devem ser incluídos no cardápio.
O tomate é um alimento rico em licopeno. Ele é muito importante pois regula a produção hormonal e ajuda na saúde dos ovários, e também normaliza o ciclo ovulatório. Dessa forma é mais fácil conseguir engravidar. Incluir o tomate na alimentação é muito simples. Uma das formas mais fáceis de usar esse alimento é na salada.
As Nozes são indicadas para os parceiros das mulheres que pretendem engravidar. Pois ele ajuda a melhorar a qualidade do espermatozoide, que é parte importante também para que ocorra a gravidez. As nozes possuem ação antioxidante e enfraquecem os radicais livres do corpo, e eles são os responsáveis por enfraquecer o espermatozoide. O ideal é os homens comam uma pequena porção de nozes ao dia, para ter efeito satisfatório.
As folhas verdes são fontes de complexo B. elas ajudam muito no processo de ovulação. Elas são importantes também para a saúde do homem e favorecem a fabricação de espermatozoides saudáveis. Essa vitamina pode ser encontrada no espinafre, brócolis, alface, rúcula e couve. É indicado que essas folhas sejam incluídas de diferentes formas na alimentação.
As ostras são grandes fontes de zinco, que é um mineral muito importante. Ele age fortalecendo o sistema imunológico e faz com que os hormônios sejam fabricados na quantidade ideal para a fertilização. A ostra também ajuda na fabricação de espermatozoide e aumenta a quantidade do mesmo.
Para que esses alimentos possam fazer o efeito esperado, é preciso ingeri-los com frequência. O ideal é usar os alimentos dessa lista alternadamente. Assim o organismo da mulher fica mais forte e preparado para receber uma gestação. Então o melhor a fazer é abusar da criatividade e aproveitar todas as propriedades nutritivas desses alimentos.
Vale ressaltar que esses alimentos são indicados para ajudar na fertilização e na saúde feminina e masculina. E não para tratar nenhum tipo de problema de saúde que dificulta a fertilização!
Escrito por Cristiane Amaral
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?