O kefir teve origem nas montanhas do Cáucaso. Eles eram feitos em sacos feitos de couro cru. O modo de fazer era bem simples, a mistura era feita com leite fresco e fermento e depois de um tempo acontecia um acúmulo de micro-organismos, que eram envolvidos em proteínas e carboidratos. Hoje em dia o Kefir está em alta, principalmente com a alta tendência do estilo da alimentação saudável. A boa notícia que o cultivo do mesmo é bem simples e pode ser feito em casa. E através dele é possível criar receitas deliciosas e naturais. Conheça agora um pouco mais sobre o Kefir.
Os grãos de kefir são conhecidos como massas gelatinosas. Eles podem ter coloração branca ou amarelada, e como foi dito antes, é muito simples de fazer. Sua aparência é como de uma couve-flor e a medida máxima é de 35 mm. Ele traz muito benefícios a saúde e seus resultados podem ser visíveis em poucos dias.
O preparo do kefir caseiro já virou uma febre entre os adeptos da boa alimentação. Depois que descobriram os diversos benefícios que ele proporciona a saúde, é comum ver muitas pessoas relatando que fabricam seus próprios Kefir. São dois tipos que podem ser feitos, o de água e o de leite. Ambos são muito benéficos e trazem mudanças significativas ao organismo. Para fazer o Kefir de leite (que é o mais utilizado) é preciso de uma muda. Hoje em dia existem pessoas doando mudas em todo país. E para achar essas pessoas, basta procurar em grupos específicos do Facebook.
Após conseguir uma muda de kefir, basta coloca-la junto ao leite de vaca ou cabra. Ele deve estar em temperatura de 25° C e ficar tampado. O processo de fermentação leva geralmente de 18 a 24 horas. Depois desse tempo basta fazer a filtragem usando um pano limpo e seco. vale lembrar que todos os recipientes utilizados devem ser limpos e secos. Depois é só armazenar esse produto de forma correta e utilizar no dia a dia.
O kefir de água também é muito simples de fazer. Basta apenas colocar uma muda de kefir em água adoçada com açúcar mascavo. O processo de fermentação é igual ao feito com leite.
O Kefir pode ser utilizado de diferentes formas e em muitas receitas saborosas, que devem ser ingeridas no dia a dia. Entre as formas mais comuns de utilizá-lo estão:
Sim. A maioria das pessoas que ingerem kefir em sua rotina de alimentação diária, se acostumam com ele. Principalmente por ter a chance de criar receitas e produtos caseiros muitos saborosos.
Sim. Com o uso do kefir o organismo começa a funcionar como um verdadeiro relógio. E ele acaba com problemas de prisão de ventre, que são bem comuns em quase todos os processos de emagrecimento. Com o intestino funcionando como um relógio, diminui o problema com gases acumulados e sensação de inchaço.
O kefir possui muitos benefícios para a saúde e entre eles estão:
– Inibe da proliferação de células cancerígenas
– Melhora a digestão da lactose
– É rico em muitas vitaminas como: Vitamina B 1, B 12, vitamina K, ácido fólico, magnésio, cálcio e aminoácido essenciais
– Estimula o sistema imunológico
– Ajuda a eliminar a prisão de ventre
– Tem ação antialérgica
Incluir o kéfir no dia a dia, é a melhor forma de manter a saúde em dia e reforçar o sistema imunológico que atua em diferentes aspectos do nosso corpo!
Escrito por Cristiane Amaral
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?