Alimentos orgânicos têm se tornado cada vez mais frequentes na mesa das famílias brasileiras. Isso se deve à sua popularização, que os tornou mais conhecidos e acessíveis.
Entenda o que são esse grupo de alimentos e por que motivos são uma opção mais saudável a outros tipos.
A principal característica – e mais relevante – é que esses são alimentos livres de agrotóxicos. Sua produção se dá de forma orgânica, ou seja, sem uso de substâncias químicas para controle de pragas e mudança na estrutura de seu DNA.
E isso não vale apenas para vegetais, produtos de natureza animal também podem ser orgânicos. Nesse caso, a dieta dos rebanhos não recebe hormônios, antibióticos ou quaisquer substâncias que possam trazer prejuízo para a saúde do consumidor final.
Além desses requisitos, também é exigido que, durante todo o processo de produção, ele não cause nenhum dano ao meio ambiente.
Alimentos orgânicos são, portanto, aqueles produzidos sem o uso de agentes químicos, aliados da sustentabilidade e com menos riscos à saúde de quem os consome. Para entender melhor porque são mais saudáveis, entenda os riscos dos agrotóxicos e de outras substâncias.
Os agrotóxicos são produtos químicos usados em lavouras, pomares, hortas e plantações de modo geral, que têm a função de eliminar e afastar insetos ou outras pragas que possam prejudicar a qualidade dos alimentos.
As colheitas são maiores e os produtos ficam mais bonitos para serem vendidos. Isso é uma boa opção para quem pensa nos benefícios econômicos. Por outro lado, quem consome o produto corre o risco de desenvolver diversas doenças.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o consumo de alimentos cultivados sob o uso de agrotóxicos pode causar doenças, como insuficiência renal, arritmia, alergias e câncer.
Além disso, quem compra esses tipos de produtos incentiva a prática e coloca a saúde do planeta em risco. Diariamente aviões lançam agrotóxicos em plantações inteiras. Parte do produto se espalha pelo ar e atinge o solo, as árvores, os animais e famílias inteiras que moram em áreas de plantio.
Optar pelos alimentos orgânicos evita o desenvolvimento de doenças, estimula a alimentação saudável, incentiva atitudes sustentáveis e fortalece uma nova cultura alimentar no país.
Existem feiras livres que vendem apenas produtos dessa natureza. Uma breve pesquisa no seu município revelará os locais onde você poderá encontrá-los. Grandes centros de abastecimento e distribuição também são uma alternativa.
Identificar um alimento orgânico é simples, todos eles possuem algum selo informativo, seja na casca ou nas suas caixas de armazenamento. Suas características também podem ser peculiares, sendo menos atraente aos olhos e menos brilhosos.
Alimentos de natureza animal são identificados pelo vendedor. No açougue, solicite informações a respeito da procedência para se certificar de que são produtos orgânicos.
Alimentos orgânicos são uma opção mais saudável para a alimentação por serem livres de produtos químicos e agrotóxicos, principais causadores de doenças crônicas e câncer. Incentivar seu consumo é também lutar por uma economia mais sustentável e melhor qualidade de vida para todos.
Texto de Ana Bárbara
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?