Os melhores alimentos fitness para ganhar massa muscular


O aumento da massa muscular pode ser desafiador caso você não siga as indicações corretas para este processo.

Assim, o primeiro aspecto que deve ser destacado é que as dietas muito restritivas podem impactar negativamente nessa questão.

Isso acontece porque, em geral, estes programas têm foco em um macronutriente específico, o que pode acabar gerando uma série de desequilíbrios para o corpo do ponto de vista nutricional e ocasionar problemas metabólicos, fatores que impactam diretamente a questão do ganho de massa muscular.


Desse modo, uma alimentação saudável é o caminho ideal para conseguir aumentar a massa. Quando aliada à quantidade adequada de atividade física e horas de sono, a dieta correta pode potencializar os seus ganhos e tornar todos este processo muito mais fácil.


Veja a seguir algumas dicas de alimentos que potencializam o ganho de massa muscular!


Alimentos que fornecem um bom teor de proteínas

As proteínas são poderosas aliadas para quem está tentando ganhar massa muscular. Elas podem ser encontradas, principalmente, nas carnes vermelhas, nos peixes e no frango. Entretanto, também estão presente em alguns alimentos de origem vegetal, como é o caso do grão de bico, da ervilha, da lentilha e da soja. Outras ótimas fontes de proteína são os derivados do leite, especialmente o iogurte e o queijo.


Alimentos que são ricos em carboidratos

Embora muitas pessoas insistam em demonizar os carboidratos e culpa-los pelas suas falhas no processo de emagrecimento e ganho de massa, a verdade é que este nutriente tem um papel fundamental no organismo, visto que atua fornecendo energia para que o corpo seja capaz de realizar as suas atividades. Desse modo, é essencial para quem tem uma boa rotina de exercícios.

Alguns alimentos ricos em carboidratos e que devem ser incluídos nas dietas de quem deseja ganhar massa muscular são o macarrão, o arroz, a batata, a mandioca, o pão, a tapioca e o inhame.

Alimentos que possuem um bom teor de gordura boa

As gorduras boas são aquelas que ajudam o organismo e que não causam prejuízos ao coração. Assim, elas podem ser encontradas em alguns alimentos de origem vegetal, como é o caso do azeite de oliava extravirgem e o abacate. Além disso, as oleaginosas, que têm se popularizado bastante nos últimos anos como opção de lanches saudáveis, também são ótimas fontes de gordura boa que podem ser incluídas sem problemas nas dietas das pessoas que estão em busca do ganho de massa muscular.

Dicas de cardápios

Vale ressaltar que embora as dicas dadas anteriormente sejam aplicáveis a qualquer pessoa, é preciso ter acompanhamento com um profissional, como um nutricionista, para que ele possa elaborar um plano que realmente atenda às suas necessidades metabólicas. É importante lembrar que cada corpo responde de uma maneira e tem as suas especificidades quanto ao funcionamento, de modo que embora as regras citadas sejam gerais, os alimentos que funcionam melhor para uma pessoa e para outra pode variar, sendo necessário este olhar mais crítico para determinar o que deve ser consumido por quem quer ganhar massa muscular.

Assim, as alterações na rotina devem partir de indicações feitas por nutricionistas, que serão capazes de destacar o que vai realmente te beneficiar neste processo e montar um cardápio que esteja de acordo com a sua rotina e com as suas condições financeiras. Essa é outra vantagem do acompanhamento profissional: o nutricionista vai se preocupar em estipular coisas que realmente possam ser cumpridas para que você atinja os seus objetivos, algo que nenhum tipo de planejamento encontrado na internet será capaz de fazer.

Além disso, outro profissional que será fundamental para o ganho de massa muscular é o personal trainer, que vai observar as suas características físicas e determinar os melhores exercícios.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.