Remédios Naturais para Menopausa



Confira aqui algumas dicas de remédios naturais que ajudam a reduzir os sintomas da menopausa.

Você, mulher que já passou dos 45 anos, talvez já esteja preocupada com a menopausa. E pode até ser que esteja notando que algumas coisas diferentes estão acontecendo com você. E isso pode ser o sinal de que a menopausa está se aproximando.

A menopausa é um ciclo natural da vida de uma mulher, tal qual o início da menstruação. E não é possível evitar e nem mesmo adiar. Ela acontece quando a mulher para de ovular. É normal que ela ocorra por volta dos 55 anos, mas não é algo que ocorra exatamente igual para todas. E antes que ela realmente chegue, a mulher pode sentir várias mudanças ocorrendo que indicam a sua chegada.



O período que antecede a menopausa é chamado de climatério. Para várias mulheres isso pode ser até algo positivo, já que significa o fim da menstruação, e de todo o desconforto causado por ela, mas nem sempre é tão tranquilo esse período. A mulher durante o climatério pode apresentar alguns sintomas desagradáveis e isso pode até assustar algumas. Um dos motivos é que o corpo tem uma queda na produção do hormônio que é o responsável pela ovulação, o estrogênio.

Mas é possível amenizar esses sintomas com acompanhamento médico que pode recomendar a reposição de hormônios. Mas o tratamento nem sempre é recomendado e só deve ser feito com a prescrição de um médico. Por isso, algumas mulheres podem recorrer a alguns remédios naturais para aliviar os principais sintomas da menopausa e do climatério.



Alguns sintomas mais comuns durante o climatério e também na menopausa:

  • A menstruação se torna mais irregular, podendo deixar de acontecer por alguns meses (apenas no climatério, com a chegada da menopausa ela cessa definitivamente);
  • Ondas de calor repentino e injustificado;
  • Maior irritabilidade, ansiedade ou tristeza;
  • Insônia;
  • Suores noturnos.
  • Dores durante a relação sexual causada pela secura vaginal;
  • A pele perde a elasticidade.
Leia também:  Inibidores de Apetite - Possibilidade de serem proibidos no Brasil

É importante ressaltar que os sintomas podem ser diferentes para cada mulher.

Remédios naturais para os principais sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa, que tanto podem incomodar as mulheres, também podem ser aliviados com a ajuda da fitoterapia. Há, na natureza, alguns remédios naturais para os principais sintomas da menopausa. Por serem naturais, geralmente não tem contra-indicação – claro, se ingeridos com moderação. Confira a seguir algumas plantas que podem te ajudar passar por este período de forma mais tranquila:

  • Linhaça

A linhaça pode ser boa aliada contra os sintomas da menopausa, por ser rica em isoflavona, e também em lingnanas (substância parecida com o estrogênio), que ajuda a controlar os hormônios da mulher. Isso pode diminuir as chamadas ondas de calor, além de aliviar os sintomas emocionais. A linhaça também pode melhorar o aspecto da pele deixando-a mais suave e hidratada. Alguns outros benefícios da linhaça: prevenção de doenças cardíacas, combate inflamações e prisão de ventre.

Pode ser acrescentada a sucos, iogurtes, bolos e outros alimentos.

  • Erva de São Cristóvão

A erva é bastante usada para aliviar os sintomas da menopausa como a insônia, secura vaginal, as ondas de calor e depressão. Outros benefícios da erva de São Cristóvão: ação contra a dor, contra inflamações e cólicas do período menstrual.

É usado na forma de chá. Para preparar, coloque em uma xícara de água quente 1 colher de chá da erva já seca.

  • Folhas de amora

O chá de folhas de amoreira é também usado para diminuir os efeitos da menopausa, ajudando no controle hormonal e diminuindo os calores típicos nesta fase.

Para o preparo do chá de folha de amora, utilize 10 folhas para uma xícara de água fervente.

  • Erva de São João
Leia também:  Ginkgo Biloba e suas propriedades

A erva de São João é popularmente usada na menopausa pois diminui sintomas comuns nessa fase da vida da mulher como a insônia, fadiga excessiva, depressão, falta de libido e concentração. Neste caso, o uso mais recomendado é em cápsulas que devem ser prescritas por um médico.

  • Raiz de alcaçuz

Esse que é um adoçante natural, pode também ser útil no alívio dos sintomas da menopausa. Isso acontece porque ele pode controlar o humor agindo contra a depressão.

Para preparar o chá de raiz de alcaçuz, coloque 2 colheres de sopa da raiz em 1 ½ litro de água fervente.

  • Soja

O consumo da soja e seus derivados podem ser benéficos para a menopausa. Enquanto a soja compensa um pouco do estrogênio perdido, diminuindo as ondas de calor, seus derivados ajudam na prevenção da osteoporose. O leite de soja e o tofu contribuem para o fortalecimento dos ossos.

Redatora Henri

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *