Quando falamos de vinagreira e do hibisco estamos falando do mesmo vegetal, a diferença está relacionada ao fato de que cada denominação se refere a partes diferentes desta planta. O nome vinagreira está relacionado às suas folhas e hibisco é o nome que recebe sua flor.
De origem africana, a vinagreira chegou ao Brasil na época em que o país ainda era uma colônia de Portugal e foram os escravos que a trouxeram. A vinagreira pode ser encontrada no estado do Maranhão com muita facilidade e está presente em várias receitas tradicionais da região, embora seja conhecida por muitos também como uma planta de uso medicinal. Várias pessoas as utilizam em seus jardins como planta ornamental.
Diversos nomes são usados para identificar a planta. Sendo alguns desses: azedinha, caruru azedo, quiabo roxo, rosélia e cuxá. Seu nome científico é Hibiscus sabdariffa.
É bastante usada com fins medicinais. Muitos usam a hortaliça para problemas digestivos, infecções na pele, como diurético, febre ou quando necessitam de laxante que tenha ação leve.
É um arbusto que pode ser encontrado com cores diferentes de caule: vermelho, arroxeado e verde, podendo atingir a altura de 3 metros. Seu sabor é amargo e ácido.
A vinagreira pode ter folhas verdes ou avermelhadas. As que possuem folhas verdes possuem nervuras na cor vermelha.
A vinagreira é rica em vitamina C, por isso aumenta a imunidade. Sua função antioxidante previne doenças, além de ser um aliado contra o envelhecimento precoce. Há estudos ainda não conclusivos para identificar um possível benefício para o controle do colesterol e dos triglicerídeos. Outros benefícios da vinagreira são:
A vinagreira é empregada em receitas tanto na forma crua como também pode ser refogada. O arroz de cuxá é um prato tradicional do estado Maranhão e é feito com a vinagreira chamada por eles de cuxá.
Comece por reservar os ingredientes:
Como preparar:
Cozinhe a vinagreira até que suas folhas estejam murchas. Agora retire as folhas e escorra.
Em seguida, bata um pouco nas folhas (pode ser feito com o auxílio de uma faca desde que se utilize a parte não cortante).
Agora, refogue no azeite a cebola, o tomate, o pimentão, a pimenta de cheiro. Acrescente ao refogado o camarão e a vinagreira. Deve mexer bem para que o camarão e a vinagreira possam absorver o sabor dos temperos.
Por último, pegue o arroz previamente cozido e junte ao refogado.
Ingredientes para o chá:
Como fazer:
Caso vá fazer o chá com folhas frescas deve macerar as folhas antes de fazer o chá. Se as folhas já estiverem secas, não será necessário fazer. Junte às folhas a água fervida e tampe.
Coe e beba. Pode acrescentar ao chá um pouco de mel e algumas gotas de limão.
A cautela não deve ser esquecida, portanto, evite exagerar no consumo. Vômitos e diarreia podem acontecer em caso de consumo excessivo. As mulheres grávidas e pessoas que apresentem problemas hepáticos ou renais não devem consumir sem a orientação de seu médico.
Monique Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?