Responda a uma pergunta: você conhece alguém que tenha colesterol alto? A sua resposta provavelmente será sim. Isso porque ele é um dos males do século, causada principalmente por um hábito de alimentação nada saudável e a falta de exercícios físicos.
Quando esse está em níveis altos, a gordura é depositada nas paredes dos vasos sanguíneos, ocasionando, com o passar do tempo, a diminuição do fluxo sanguíneo para importantes regiões de nosso corpo, como rins, coração e cérebro. Não bastasse isso, o depósito pode ainda causar trombose ou outro acidente vascular cerebral.
Há, portanto, quem viva se medicando, por achar essa é a solução mais fácil. Porém, a maioria sabe que essa não é a saída mais saudável. Por isso, nós te mostramos como adquirir mais qualidade de vida consumindo os 13 alimentos mais indicados para controlar o colesterol alto.
Ficou curioso? Então vamos a eles.
1. Chás: Tomar chá é essencial, uma vez que ele protege na formação de coágulos, evitando assim os famosos ataques cardíacos. Assim, dê preferência ao chá verde, preto e vermelho, uma vez que esses funcionam como antioxidantes e previnem a inflamação de tecidos de forma mais eficiente.
2. Soja: A soja diminui o colesterol ruim, conhecido como LDL, e aumenta o colesterol bom, o HDL. Dessa forma, a mesma fortalece o organismo de quem a consome contra possíveis infecções.
3. Açaí: A maioria já ouviu falar que o açaí possui alto teor de gorduras. Porém, essas são benéficas no auxílio ao combate do colesterol ruim e, ao mesmo tempo, melhoram o bom. Isso acontece porque elas têm 60% de gordura monoinsaturada e 13% de gordura poli-insaturada. Assim, o açaí ajuda a prevenir as doenças do coração, como o infarto, colaborando com a saúde em um todo.
4. Canela: A canela reduz o colesterol ruim, por meio da ação de seus antioxidantes. Sendo assim, o ideal é consumir uma porção equivalente a meia colher de sopa por dia.
5. Peixes: Como se sabe, o peixe é um alimento extremamente saudável. Por conter ômega 3, uma gordura insaturada e considerada boa para o ser humano, essa reduz os níveis de colesterol total no sangue e, também, de triglicerídeos. Além disso, os peixes reduzem a formação de coágulos, colaborando na prevenção de doenças cardíacas. Porém, atenção. Evite consumir frito.
6. Linhaça: Assim como os peixes, a semente de linhaça é rica em ômega 3, prevenindo doenças cardiovasculares e a formação de coágulos. Para potencializar o seu efeito, consuma triturada ou moída.
7. Nozes: Com muitos antioxidantes, as nozes são as responsáveis no combate a doenças como câncer e na prevenção ao envelhecimento celular. O aminoácido arginina também está presente, atuando como um vasodilatador e contribuindo na redução de doenças cardíacas.
8. Vinho: Se consumido de forma moderada, o vinho, por meio dos flavonóides que são antioxidantes, anti coagulantes e vasodilatadores, eleva os níveis de HDL.
9. Aveia: A Aveia possui uma fibra que é solúvel e chamada de betaglucana, que retarde o esvaziamento gástrico e melhora a circulação, bem como inibe a absorção de gordura, caracterizada pelo colesterol total alto.
10. Chocolate Amargo: 30 gramas diárias de chocolate amargo é o ideal para qualquer pessoa, uma vez que ele é rico em flavanóides e diminui o LDL.
11. Laranja: Também por meio dos flavanóides presentes na fruta, o colesterol ruim é diminuído, limitando a absorção do colesterol pelo intestino humano.
12. Azeite: Uma importante fonte de ácido oléico, que atua na regulagem de taxas de colesterol e que protege contra as doenças cardíacas, o azeite beneficia o aparelho cardiocirculatório, controlando o diabetes e sendo fonte antioxidante.
13. Alcachofra: A alcachofra diminui o colesterol e os triglicerídeos totais, reduzindo a obesidade e a diabetes, que são grandes riscos para o coração e para a saúde em geral.
Portanto, agora que você já sabe que alimentos incluir na sua dieta, comece hoje mesmo a consumir alguns dos itens da lista e tenha uma vida mais saudável e, principalmente, livre do colesterol.
Kellen Kunz
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?