Benefícios da Ervilha para Saúde



Confira aqui os principais benefícios da Ervilha para saúde.

A ervilha é um legume que pertence à mesma família dos feijões e da lentilha. Por ser muito rica em proteínas, fibras e carboidratos, a ervilha auxilia para o bom funcionamento do intestino, aumenta a energia e ainda ajuda a manter a massa muscular.

Também possui vitaminas, A, B, C, E, K e minerais que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso, além de fortalecerem a imunidade e serem muito benéficas à saúde dos olhos e da pele. Enfim, são muitos os benefícios deste legume para a saúde e o bem estar de quem o consome. Por isso, selecionamos 10 benefícios da ervilha para a saúde. Confira:



10 benefícios da ervilha para a saúde

1- Fortalece o sistema imunológico

A base para a saúde de uma pessoa está no bom funcionamento de suas células de defesa, por isso, um dos maiores benefícios da ervilha para o organismo é o fortalecimento do sistema imunológico, que ocorre graças à concentração de vitamina C em sua composição.



2- Auxilia para o bom funcionamento do intestino

O mau funcionamento do intestino pode causar muito desconforto, aumentar a acidez do organismo e contribuir para a ação de doenças infecciosas. Rica em fibras, a ervilha ajuda o intestino a trabalhar, reduzindo desconfortos e absorvendo os nutrientes necessários para o organismo.

3- Ajuda no controle do peso

Para quem deseja perder peso, incluir a ervilha no cardápio pode ajudar. Um porção de 1 xícara possui cerca de 100 calorias, e baixo teor de açúcar e gorduras. Além de possuir nutrientes como betacaroteno, ômega 3, minerais e vitaminas. Sendo assim, a ervilha tornará seu prato mais nutritivo e saudável.

4- Previne doenças cardíacas

O coração é um órgão vital e que precisa de cuidados, e neste caso a ervilha pode auxiliar no controle da pressão arterial. Além disso, a niacina presente na ervilha, auxilia no controle do colesterol LDL.

5- Favorece o sistema nervoso

A concentração de mangnésio, fósforo, potássio e cálcio auxiliam no fortalecimento do sistema nervoso. Isso reflete em uma boa memória e o equilíbrio de todo o funcionamento do organismo.

6- Ajuda a manter a massa muscular

Por ser uma leguminosa rica em proteína, a ervilha é aliada para quem precisa ganhar massa muscular. E é comprovado que a proteína natural da ervilha é mais eficaz do que suplementos industrializados.

Mesmo assim, vale acrescentar que recentemente ela tem sido usada para fabricar proteínas em pó (whey protein), muito usadas em dietas veganas, e que antes eram extraídas apenas do leite da vaca.

7- Fortalece os ossos

Além de ser benéfica para o sistema nervoso, imunológico e para os músculos, a ervilha também ajuda a fortalecer os ossos. Isso ocorre por que também há em sua composição a vitamina K, que ajuda o organismo a absorver cálcio e minerais.

Além das propriedades presentes nas vitaminas do complexo B, que ajudam a manter ossos firmes e fortes, e auxiliam no combate à doenças como osteoporose.

8- Previne o envelhecimento

Além da saúde, a luta do ser humano atualmente é contra os efeitos do tempo. Neste caso, novamente as vitaminas C, E, o ômega 3, ácidos fólicos e outros nutrientes presentes na ervilha entram em ação. Além de prevenir o envelhecimento, estes nutrientes são excelentes auxiliares no combate à inflamação.

9- Ajuda a prevenir doenças autoimunes

As doenças autoimunes surgem quando o próprio sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo, enquanto deveria protegê-las. E a ervilha pode ajudar muito, pois possui vitamina K e muitos outros componentes, que aliados a um estilo de vida saudável podem contribuir para a prevenção de doenças reumáticas, diabetes e até mesmo Alzheimer.

Neste caso, adicionar a ervilha nas receitas ajuda a manter o sistema nervoso saudável e prevenir a degeneração das células neuronais.

10- Combate o câncer

São mais de 100 tipos de câncer descobertos pela medicina e que ocorrem sempre que uma célula cresce de maneira desordenada e se espalha por outros órgãos, degenerando e causando a morte de células do corpo.

Para prevenir o câncer, recomenda-se um olhar mais atento principalmente aos hábitos alimentares. Como a ervilha possui fitonutrientes, se torna uma ótima aliada no combate à doença. Estima-se que uma porção de ervilha contenha 10mg destes nutrientes, enquanto o indicado para combater o câncer é de apenas 2mg diários. Ou seja, incluir uma porção de ervilha nos seus pratos diariamente é mais que o essencial.

Raquel Cordeiro

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *