Os amantes do café afirmam que essa é a bebida mais consumida pelos brasileiros, e eles não estão errados. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira toma em media de 4 a 5 xícaras todos os dias. Isso reflete no consumo da bebida, que está em primeiro lugar na lista de compras da maioria da população.
Para mostrar a importância do café na vida das pessoas, outros alimentos como o feijão e o arroz ficaram para trás e estão em segundo e terceiro lugar na preferência do consumidor.
Mas o nosso país não é o único que possui amantes por café. Para se ter uma ideia, no Brasil cada indivíduo ingere aproximadamente 6 quilos do grão por ano, entretanto, em países como a Noruega, Dinamarca e Finlândia, esse número é bem maior e pode chegar a 13 quilos anuais.
As pessoas que tem o hábito de tomar café todos os dias acabam ingerindo várias substâncias e uma delas e a cafeína, que é conhecida por sua ação estimulante. O café pode acarretar inúmeros benefícios, confira abaixo alguns deles:
De acordo com cientistas do Hospital Universitário Aarhus, na Dinamarca, tomar café mais de cinco vezes por dia pode reduzir em 50% as chances de sucesso no tratamento de fertilização.
Segundo a dermatologista Flávia Addor, os alimentos antioxidantes, como o café, podem ajudar na prevenção do câncer.
Um estudo realizado no Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, comprovou que beber de 3 a 4 xícaras de café pode aumentar o seu tempo de vida, sendo que para os homens a expectativa é de 10% de aumento e 13% para as mulheres.
Algumas pessoas afirmam que o café causa dor de cabeça, enquanto outros dizem que melhora a dor. Mas, para não ter dúvidas, a pesquisadora Adriana Farah, recomenda a diminuição da ingestão cafeína até a pessoa perceber se é realmente a bebida que está lhe causando a dor. Contudo, na maioria dos casos, a cafeína pode ajudar, visto que em alguns analgésicos apresentam em sua formula a cafeína.
Mas para quem é fã da bebida, basta seguir as dicas e consumir de 3 a 4 xícaras por dia, que podem ser distribuídas em três porções: de manhã e as outras duas ou três à tarde, lembrando-se de sempre dar um tempo de uma hora entre uma tomada e outra.
Raquel Alice Moreira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?