O inhame é um tubérculo muito gostoso e nutritivo, que é usado na alimentação de muitos brasileiros. Porém, a grande maioria não tem ideia da riqueza que existe na propriedade desse alimento. O inhame é tipicamente brasileiro e tem seu cultivo maior na região do nordeste. Pode ser conhecido também como cará ou taro e pode ser preparado de diversas formas. Existem muitas receitas deliciosas com esse tubérculo, o ideal é ter muita imaginação na hora do seu preparo. Entre os partos mais comuns estão o: Caldo de inhame e purê de inhame. Mas ele pode servir de acompanhamento para diferentes pratos. Esse alimento possui muitos benefícios para a saúde. Veja abaixo as principais delas.
O inhame é um ótimo aliado para prevenir o câncer. Ele possui antioxidantes, vitamina C e betacaroteno. Eles ajudam a prevenção de diversos tipos de câncer e também melhoram a qualidade do sangue. Ele também é uma fonte de diosgenina que age fortemente na melhora da doença. A explicação para isso é que: ele impede que as células cancerígenas da mama se espalhem, pois ele estimula o p53.
O consumo frequente do inhame é muito bom para a saúde do coração. Pois ele reduz as taxas de colesterol no sangue, que é uma das responsáveis facilitar as doenças cardíacas. Pesquisas recentes mostram que o inhame possui aminoácidos que tem ação inflamatória e que ajuda também a manter o coração mais saudável.
É grande o número de pessoas que sofrem de anemia. Muitas dessas pessoas, vivem a base de remédios e vitaminas e mesmo assim não conseguem se curar da doença. O inhame é um ótimo remédio natural contra essa doença, que se não for tratada corretamente, pode se tornar um risco a saúde. O inhame é uma ótima fonte de ferro natural. E deve ser ingerido nas principais refeições e de diferentes formas. Além de ferro, esse tubérculo fornece cobre, vitamina C, vitamina B6, ácido fólico que é muito importante para as gestantes.
Muitas pessoas que estão acima do peso, não comem inhame. A grande maioria acha que esse alimento tem muitas calorias e engorda, simplesmente por ele ser um tubérculo. Mas, isso é um grande engano. O inhame possui pouca gordura, e por isso não afeta nenhum tipo de dieta para eliminar peso. Ele também tem em sua composição fibras e carboidratos complexos, que são essenciais para o melhor funcionamento do intestino e liberar a glicose de maneira correta no sangue. O consumo de inhame deixa o corpo mais ativo, ideal para quem gosta de praticar atividades físicas.
O inhame ajuda a prevenir o Alzheimer por diversas razões. Ele tem em sua propriedade o DHEA. Quando uma pessoa não produz o DHEA em quantidade ideal, ela corre o sério risco de ter essa doença. Com o consumo frequente de inhame o hormônio DHEA fica em grande nível, o que favorece a saúde de quem sofre essa ausência. Por isso é indicado o consumo de inhame para idosos, mulheres (que são mais propensas a ter essa doença) e pessoas com histórico familiar de Alzheimer.
As mulheres também devem consumir inhame. Ele tem um papel muito importante na saúde feminina. Ele age diretamente na melhoria de algumas doenças femininas tais como: TPM, menopausa, fibrose uterina e endometriose. Essas doenças causam grande transtornos para as mulheres, principalmente no caso da endometriose, que dificulta que as mesmas engravidem. Por isso o ideal é consumir inhame regulamente e assim ter a melhora das doenças citadas.
Esses são os principais benefícios do inhame!
Escrito por Cristiane Amaral
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?