Conhecida por ser uma forma de diminuir a hipertensão, a Dieta Dash vem sendo cada vez mais procurada. A sigla que significa de maneira traduzida “Abordagem dietética para parar a hipertensão” colocou a Dieta Dash entre as mais famosas hoje em dia..
A Dieta Dash, na verdade, é um método de alimentação que foi desenvolvido e promovido no fim dos anos 90, pelo NHLBI, que é o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos, apesar dela não ter o foco do emagrecimento, existe sim a possibilidade da redução de peso, visto a mudança na alimentação e no estilo de vida do paciente.
De acordo com alguns estudos feitos, comparando um grupo com pessoas que seguiram a alimentação Dash e um outro grupo com pessoas que seguiam uma dieta tradicional dos Estados Unidos, os resultados foram impressionantes em relação a diminuição do colesterol ruim, o LDL, bem como também a diminuição da pressão arterial dos que seguiram o padrão da alimentação Dash.
A hipertensão, que é quando a pressão que é exercida pelo sangue nas paredes dos vasos de um órgão determinado acaba ficando mais elevada que o normal, sendo conhecido também como pressão alta.
Hoje em dia, a hipertensão é uma das doenças que mais afeta e mata os pacientes, somente no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, são 36 milhões de brasileiros acometidos com pressão alta, dois terços da população do mundo inteiro.
Com base nisso, a Dieta Dash foi criada com o intuito de que os pacientes tenham uma alimentação bem mais saudável, com foco principal em alimentos com pouco sódio como, por exemplo: verduras, legumes, frutas, carnes magras, laticínios magros e cereais integrais.
Nesses estudos comparativos que foram feitos com os pacientes, o plano alimentar que foi seguido era o determinado pelos médicos do NHLBI, Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos, tendo os alimentos como fonte principal de minerais e vitaminas e a redução de todas as gorduras no geral.
O sódio é o elemento que corresponde a pelo menos 40% do sal. A ingestão diária de sal deve ser de apenas 2300 miligramas, ou seja, uma colher de chá.
De acordo com o site do NHLBI, Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos, há a indicação para que o consumo seja ainda menor e que haja a redução feita de forma gradual diariamente, até chegar ao consumo de 1500 miligramas diárias.
Alguns estudos feitos comprovam que a Dieta Dash é responsável pela redução de diversas mazelas ocasionadas na saúde, como por exemplo:
Caroline Barreto Chagas Wurlitzer
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?