Dieta TLC – O Que é, Como Fazer, O Que Comer, Cardápio

Confira aqui mais detalhes sobre a Dieta TLC.

A Dieta TLC é uma mudança completa no estilo de vida, não por menos, acaba sendo considerada uma das melhores dietas do mundo.

A sigla TLC, que significa Therapeutic Lifestyle Changes, ou seja, mudança feita de maneira terapêutica no estilo de vida.

A Dieta TLC consiste num programa com base em manter uma alimentação saudável, diminuindo a ingestão de calorias desnecessárias, manter uma rotina de atividade física e o controle do peso, isso tudo visando prevenir as doenças cardiovasculares.

O foco principal da Dieta TLC é a prevenção do colesterol ruim, o LDL e, também, a diminuição de todas as outras enfermidades cardiovasculares.

Como se alimentar na Dieta TLC?

A alimentação na Dieta TLC será dividida em etapas, sendo:

  • 25 a 35% da ingestão diária de calorias deverá ser proveniente de gorduras. Sendo dividido da seguinte maneira: menos de 7% proveniente de gordura saturada, menos de 10% proveniente de gordura poli-insaturada e menos de 20% proveniente de gordura monoinsaturada
  • 50 a 60% da ingestão diária de calorias deverá ser proveniente de carboidratos, com a ingestão de 20 a 30 gramas de doses diárias de fibra alimentar
  • 15% aproximadamente da ingestão diária de calorias deverá ser proveniente de proteínas
  • É permitido a ingestão de menos de 200 mg de ingestão diária de colesterol
  • É permitido o consumo de sobremesas e outros doces, desde que esse seja feito com moderação

Quais são os alimentos permitidos na Dieta TLC?

  • Frutas: divididos em duas ou quatro porções diárias
  • Feijões e vegetais: divididos em três a cinco porções diárias
  • Grãos integrais, como por exemplo o arroz e a farinha de trigo integral: dividida em seis ou mais porções diárias
  • Leite e seus derivados, preferencialmente nas versões desnatados ou light: divididos em duas ou três porções diárias
  • Peixes, aves e carnes magras (sem gordura): divididos em 150 gramas ou menos de porção diária
  • Gorduras insaturadas: sempre com moderação, respeitando a quantidade das calorias necessárias para a sua perda de peso
  • Doces e sobremesa: doces que contenham pouca ou nenhuma gordura saturada

Dieta TLC x atividade física:

De acordo com a Dieta TLC, o paciente que segue esse método, deve fazer diariamente uma atividade física de intensidade moderada, como uma caminhada rápida, por pelo menos, 30 minutos.

Quais são os alimentos que não se deve comer na Dieta TLC?

  • Gordura saturada, que são encontradas em alimentos como por exemplo, o leite integral e outros alimentos integrais, a manteiga, a carne vermelha etc.
  • Gorduras trans, que são encontradas em alimentos processados, ultra processados, industrializados, biscoitos recheados, frituras e lanches de fast-food
  • Álcool deve ser consumido com moderação, visto que ele aumenta os níveis de triglicérides, o que favorece o aparecimento de doenças do coração
  • O sódio deve ser bruscamente diminuído, recomenda-se a ingestão de apenas 2.300 mg em dose diária, ou seja, o equivalente a uma colher rasa de chá de sal

A Dieta TLC é uma dieta segura?

Sim. Ela é considerada uma dieta segura, visto que é baseada em métodos basicamente saudáveis e evita a alimentação com produtos que são considerados nocivos à saúde.

Sua segurança também está na mudança de estilo de vida que ela promove na vida do paciente, tendo em vista, não somente a alimentação, bem como, a prática de atividades físicas.

Como a Dieta TLC reduz de forma drástica os níveis de alimentos com excesso de gordura e os doces, o organismo fica com nível baixo de inflamação, evitando assim mazelas como por exemplo, Parkinson, infarto, câncer, Alzheimer, derrame e, também, a aterosclerose.

A perda de peso apesar de não ser o objetivo principal de quem segue o método da Dieta TLC, pode ocorrer, devido a mudança no estilo de vida e a diminuição da ingestão de alimentos gordurosos.

Caroline Barreto Chagas Wurlitzer



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