A Dieta Mediterrânea possui como foco principal a mudança no estilo de vida, priorizando o consumo de bons alimentos, alimentos de verdade, evitando a todo custo os alimentos processados e industrializados.
Para entender melhor como funciona a Dieta Mediterrânea, é só percebermos como é a vida dos moradores da região banhada pelo mar mediterrâneo. Todos têm muita qualidade de vida, expectativa de vida longa saudável e bons hábitos alimentares, fora que o índice de doenças é muito baixo, ou quase nenhum.
Tudo isso nos leva a ter certeza de que para se ter uma melhoria na saúde, devemos primeiro, fazer uma modificação na alimentação.
A Dieta Mediterrânea é uma dieta rica em gorduras boas, frutas, leguminosas, cereais, grãos, hortaliças e tudo mais natural possível. Já as carnes vermelhas e as aves podem ser consumidas, porém, com muito cuidado e moderação. Os derivados da uva estão liberados em quantidade razoável, então, para os adeptos de bebida alcoólica, pode se consumir um pouco de vinho em dose diária.
A Dieta Mediterrânea ficou famosa exatamente por ser uma dieta onde existe a mudança do estilo de vida, agregando saúde com a mudança do corpo e a busca pela silhueta ideal.
Em um estudo denominado Estudo de Lyon em Doenças Cardíacas, estudo esse feito com 605 pacientes que tinham sido acometidos por enfarte do miocárdio. Os pacientes foram divididos em dois grupos, no qual o primeiro grupo fez uso de uma dieta de controle similar a uma que foi orientada pela American Heart Association e o outro grupo participou da Dieta Mediterrânea.
De cara, o resultado já trouxe inúmeros benefícios para os pacientes, visto que eles melhoraram o seu estilo de vida e a sua alimentação, com consumo de peixes, frutas e verduras. Também foi notório a diminuição do consumo de açúcares, carnes gordas e gorduras ruins para o corpo. A longo prazo, pode-se verificar a diminuição nesse grupo que participou da Dieta Mediterrânea, de problemas de saúde, bem como problemas de coração e inclusive de mortes decorrentes desses problemas.
Caroline Barreto Chagas Wurlitzer
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?