Dieta Vegetariana – O Que é, Como Fazer, Prós e Contras

Confira aqui mais detalhes sobre a Dieta Vegana.

Toda dieta pode ser importante para a saúde. Na atualidade está se tornando comum a chamada: Dieta Vegetariana.

As pessoas que comem muita carne e pouco vegetal precisam saber que, também, a alimentação vegetariana é muito benéfica para nossa saúde. Não se trata de ideologia e atitude ativista. Trata-se de declaração oficial expressa pelos gestores da maior organização, em todo o mundo, que cuida das pautas de alimentação: a Academia Americana de Nutrição e Dietética, ou AAND.

A meta desse tipo de regime não está, necessariamente, em fazer emagrecer, dado que existem muitos vegetarianos que são obesos devido à grande quantidade de consumo de carboidratos, que estão presentes em legumes, verduras e cereais. Uma boa dieta requer consulta com especialistas em nutrição e com médicos.

Este mesmo tipo de dieta, mesmo sendo muito saudável, sempre necessitará de aperfeiçoamentos, para proporcionar a perda de peso, também. Esta Dieta Vegetariana alcançou o sétimo lugar pelo Ranking 2020.

Direto ao ponto: O que é a dieta vegetariana?

É importante frisar que nos EUA é cada vez maior o número de pessoas que tesão adotando esse tipo de alimentação, sobretudo pela população de jovens entre 18 e 34 anos.

Não é muito fácil classificar os tipos de métodos de vegetarianismo. Trata-se, em realidade, de um hábito alimentar que prescinde, rigorosamente, de todo tipo de carne, que pode ser de ave, de gado, de peixe, de porco, etc.

O critério pode abranger desde o hábito mais radicalmente vegetariano até o mais flexível. Dentro de rol de gradações temos aquelas pessoas que rejeitam até os produtos de origem animal, incluindo os embutidos, a gelatina, entre outros. Alguns veganos admitem a ingestão de ovos e de leite, que não produzidos pelos animais.

Nessa dieta vegetariana alguns produtos podem ser incluídos, como segue a relação:

A – A chamada Ovolactovegetariana, que admite ovos e laticínios;

B – A Lactovegetariana, que admite produtos de tipo lácteos, embora rejeite todo tipo de ovos;

C – A Ovovegetariana, que admite ovos e outros produtos à base de ovos, dispensando o leite;

D – A Vegana ou vegetariana de tipo estrita, que prescinde de todo produto à base de ovos e de leite.

E – A Crudívera vegetariana, que consiste em dieta inteiramente baseada na ingestão de vegetais, de frutas, de sementes, de nozes, de legumes e até de brotos. Trata-se de alimentos cozidos e não cozidos.

F – A Dieta Semivegetariana é menos restrita. Nada de carne vermelha, porém, aceita a ingestão de carne branca, como o é a carne do frango e a do peixe.

Mas, reiterando, nãos e trata, simplesmente de emagrecer, de fisioculturismo, mas, de manter a saúde em ótimas condições. Não se trata, também, de ideologia ou de ativismo em prol dos animais.

É claro que quase 100% dos veganos têm muito cuidado e estima pelos animais, mais do que o comum da população que consome carne. Porém, a saúde é o ponto central.

Entretanto, é muito importante fazer observar que a toda prática de regime alimentar deverá, sempre, corresponder às necessidades de cada pessoa, portanto, deverá ser uma dieta muito personalizada.

Recentemente, uma importante pesquisa avaliou a eficiência do impacto da dieta vegetariana para redução do peso. Essa estatística foi empreendida e publicada por meio de edição do: Journal of Academy of Nutrition and Dietetics e em publicação do Journal of General Internal Medicine.

Observação importante sobre prós e contras da Dieta Vegetariana:

Prós:

A – Ajuda a reduzir riscos de doenças crônicas;

B – Ajuda a controlar e a reduzir as taxas de colesterol;

C – Ajuda a equilibrar a taxa de glicose, ou açúcar no sangue;

D – Ajuda a melhorar o trato intestinal.

Contras:

A – A ingestão demasiada de vitaminas e de minerais estão relacionados às mais enfermidades, tais como a anemia, o raquitismo, as cáries, a baixa imunidade, as infecções e até a osteoporose.

B – O abuso na ingestão de suplementos pode provocar danos no funcionamento natural do organismo.

Mais informações no site: https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-vegetariana.htm.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *