A asma é uma doença respiratória que acomete várias pessoas ao longo dos anos. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que os exercícios físicos podem ser aliados.
Muitas pessoas acreditam que, por promover um desgaste físico, os exercícios não são indicados para quem sofre da doença, no entanto, se o exercício for aliado e indicado por seu médico, ele trará muitos benefícios para sua saúde e, inclusive, te ajudará a controlar os sintomas.
A asma é uma doença respiratória crônica, assim como a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. Os fatores que propiciam a doença são diversos, desde o ambiente em que a pessoa vive até fatores genéticos.
Os principais fatores ambientais que geram ou agravam os sintomas asmáticos são:
A asma não tem cura, apenas tratamento para controlar os sintomas ou fazer com que eles desapareçam ao longo do tempo.
Em alguns casos raros e graves, ela pode levar a morte da pessoa, como quando a crise está muito forte e não é feito o tratamento correto. Se a pessoa for acometida por algum outro problema de saúde, a asma pode ter seus sintomas agravados e também provocar a morte.
Como dito acima, apesar da asma provocar uma redução na capacidade de se exercitar, os exercícios físicos são ótimos aliados para prevenir os sintomas.
No entanto, deve-se ressaltar que é recomendado antes de procurar se exercitar, que a pessoa procure o médico e peça a ele para que recomende os exercícios ideias para seu quadro clínico.
Além desses exercícios, é aconselhável que a pessoa pratique alongamentos para desacelerar a respiração ao término do exercício, pois há casos em que a asma aparece 10 minutos após a prática de atividade física.
Portanto, consulte seu médico e não se esqueça de ter uma boa alimentação e praticar atividade física!
Leonardo Silva Aguirre
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?