Categorias: NutrientesVitamina

O que é a Ubiquinona?

A Ubiquinona, também chamada Coenzima Q10, é produzida naturalmente pelo organismo e está presente em todas as células.

É uma substância parecida com as vitaminas, apresentando muitas funções vitais para o funcionamento do corpo. Além disso, é considerada um nutracêutico, ou seja, é benéfico para a saúde além de suas funções metabólicas básicas. Conheça algumas de suas funções e benefícios a seguir.

Produção de energia

A Coenzima Q10 atua colaborando em cadeias de reações químicas que produzem energia nas mitocôndrias, organelas responsáveis pela respiração celular. Por isso, a substância é encontrada em maior concentração em tecidos e órgãos que necessitam de muita energia para funcionar. Por exemplo: tecido neural (cérebro), rins, fígado e músculos (principalmente o coração).

Antioxidante

A substância também possui ação antioxidante, ou seja, consegue neutralizar a ação dos radicais livres. Por ser o único antioxidante solúvel em gorduras produzido pelo organismo, é o principal responsável por proteger a membrana celular contra a oxidação gerada pelos radicais livres.

Prevenção de doenças

Devido à importância da coenzima Q10 para o organismo, principalmente sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória, essa substância é efetiva na prevenção de enfermidades, entre elas as doenças cardiovasculares, doenças degenerativas (Parkinson) e o envelhecimento precoce.

Além disso, também atua no controle do colesterol, glicemia (açúcar no sangue), além de auxiliar no tratamento dos sintomas associados à depressão e fibromialgia.

Suporte ao emagrecimento

Apesar de não estar diretamente relacionada à perda de peso, a coenzima Q10 pode atuar como auxílio às estratégias de emagrecimento, como o exercício físico. Pois, atua na produção de energia necessária para a prática.

Fontes de Coenzima Q10

A produção de ubiquinona pelo organismo pode diminuir devido a fatores como doenças crônicas (cardiovasculares, renais, síndrome metabólica), doenças de origem genética e uso de alguns medicamentos. Além disso, o envelhecimento também gera uma redução drástica na produção de Coenzima Q10 pelas células. A boa notícia é que a Coenzima Q10 também pode ser obtida por meio da alimentação ou suplementação. Veja a seguir.

Fontes alimentares

Entre os alimentos que contém essa substância estão:

  • frutas: abacate, morango, damasco, maçã e laranja;
  • leguminosas: feijão azuki, soja e amendoim;
  • oleaginosas: gergelim, nozes e pistache;
  • cereais: centeio e trigo;
  • vegetais: brócolis e espinafre;
  • peixes: atum, salmão e sardinha;
  • cogumelos frescos.

Suplementação

É possível ingerir Coenzima Q10 por meio de suplementos alimentares, trazendo benefícios para prevenção e tratamento das doenças. Também pode ser benéfica para pessoas saudáveis, melhorando o funcionamento de alguns sistemas. Por exemplo, favorecimento do fluxo sanguíneo no cérebro, favorecimento da oxidação(queima) de gordura, redução do cansaço mental e físico, melhora no desempenho de atividade física aeróbica.

O consumo de quantidades entre 100 mg e 300 mg ao dia de suplementos de coenzima Q10, já apresentam sinais desses benefícios. Por ser uma substância solúvel em gorduras, o ideal é tomar o suplemento após as refeições, dividir a ingestão em duas ou três porções diárias, também aumenta a sua absorção.

Contraindicações

No geral, a suplementação não apresenta grande risco de toxicidade, não existindo evidências de efeitos colaterais a longo prazo, quando consumido nas quantidades adequadas. A suplementação não é indicada para pessoas com doenças renais, hepáticas ou em tratamento quimioterápico.

Posts Recentes

Como a terapia pode ajudar a superar desafios emocionais

A terapia pode transformar vidas e aumentar a felicidade. Descubra como isso funciona. A terapia é muito mais do que… Leia Mais

Descubra como a felicidade impacta sua saúde e bem-estar

Dietas equilibradas são fundamentais não só para a saúde física, mas também para a mental. Veja quais alimentos ajudam a… Leia Mais

Descubra a verdade sobre a síndrome do pato e como lidar com ela

Conheça a síndrome do pato, a pressão de aparentar uma vida perfeita enquanto se debate para manter tudo em ordem.… Leia Mais

Vital Pursuit: a inovação da Nestlé para uma dieta equilibrada e saborosa

Vital Pursuit oferece alimentos ricos em proteínas e nutrientes essenciais, alinhados às necessidades de quem usa medicação para perda de… Leia Mais

Nestlé lança alimentos congelados para usuários de Ozempic e Wegovy

A Nestlé lança a linha Vital Pursuit, alimentos congelados pensados para usuários de medicamentos GLP-1, como Ozempic e Wegovy, destacando… Leia Mais

Teste genético “Hungry Gut” revoluciona tratamento da obesidade

Novo teste genético pode prever com 95% de precisão quem perderá peso com medicamentos injetáveis. Os avanços na medicina têm… Leia Mais