O que é bom para tosse? Remédios caseiros


Alguns remédios caseiros, é sabido, aliviam tosses. De todo modo, nosso conselho é que, em caso de tosse persistente, consulte um médico.

A tosse pode ser causada por variados fatores indo da gripe ou resfriados a uma simples alergia. Embora não pareça, ela é um reflexo natural do corpo e seu objetivo é colocar para fora qualquer irritante que esteja inflamando o pulmão.


Ela pode aparecer de duas maneiras: seca ou com catarro. Independente da situação, os melhores aliados são os medicamentos caseiros. Além de ajudar a acalmar a irritação, eles conseguem combater a tosse em algumas horas.


Mel

Tossiu? Lá se vem a vó com uma colher cheia de mel. Quem nunca? O mel é ideal para tosse mais seca, pois o produto consegue proteger as mucosas da garganta com bastante facilidade. Ele também ajuda a diminuir a irritação.


Raiz de Alcaçuz

Outro remédio caseiro que alivia a irritação na garganta é a raiz de alcaçuz. Considerada um poderoso expectorante, o medicamento atua como sedativo na mucosa da tranqueia, já que possui uma substância de nome glicirrizina.


Gengibre com canela

Dois ingredientes que fornecem um efeito poderoso nas mucosas inflamadas. Quem sofre de tosse com catarro deve experimentar o xarope de gengibre com canela, apesar do gosto amargo, o efeito secante ajuda a combater gripes e resfriados. Além disso, o xarope se torna um expectorante natural.

Chá de hortelã

Com um gosto suave, a hortelã é rica em mentol, um poderoso óleo capaz de eliminar os sintomas da tosse com catarro. A bebida também age na dor de cabeça, nariz entupido e escorrendo, que são os sintomas comuns de resfriados ou gripes. Nas propriedades do chá tem efeito antibacteriano e anti-inflamatório.

Xarope de Agrião

A substância denominada como gluconasturcósido possui ação antibacteriana, o que faz com que a tosse desapareça ao longo do dia. O xarope de agrião é poderoso aliado do sistema imunológico, pois conta ainda com as vitaminas A e C, além da grande quantidade de potássio.

Cebola e alho

Juntos fazem um xarope não muito agradável ao paladar, mas possui uma força mágica na área ressecada. O xarope age como expectorante e antisséptico, quando unidos ajudam a soltar o catarro. Todos os nutrientes presentes conseguem reduzir a inflamação do pulmão e ajudam a blindar o sistema imunológico.

Chá de equinácea

Pouca conhecida entre os remédios caseiros, a equinácea, além de diminuir os sintomas de resfriados, gripes e sinusite, tem o objetivo de jogar o catarro para fora em poucas horas.

Com suas variadas substâncias, o chá de equinácea ainda fortalece o sistema imunológico. Tem em suas propriedades substâncias antioxidantes, imunoestimulantes e anti-inflamatórios. Na lista de imunoestimulantes há rosmarínico, ácidos chicórico e flavonoides.

Tomilho

Ele é altamente recomendado para combater a inflamação da garganta e aliviar a congestão nasal. O tomilho tem em suas características um antiespasmódico, que através do chá é ótimo para atuar na eliminação da tosse com catarro.

Chá de alteia

O nome pode até soar estranho, mas é um chá muito comum quando o assunto é sobre acabar com a tosse. Há sedativas e anti-inflamatórias em suas propriedades. A planta também recebe outros nomes:

  • malva-branca;
  • malva-do-pântano;
  • planta de malvaísco;
  • folhas de malvarisco.

Quando alguém perguntar o que é bom para tosse, lembre-se desses ingredientes caseiros, que todo brasileiro deve ou precisa ter na sua cozinha. Sabe-se que os produtos caseiros aqui citados podem ser encontrados nos mais variados mercados ou em casas especializadas em plantas.

Cada elemento tem preços diversificados, o que difere é a localidade de compra. Vale citar que as dicas caseiras podem sim aliviar e até acabar com a tosse, seja seca ou com catarro. No entanto, nada pode impedir o usuário procurar ajuda de um médico especializado.



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.