Água de Coco – Benefícios e Cuidados ao Escolher



Saiba aqui quais os cuidados que você deve ter com a composição e nutrientes das águas de coco em caixinha.

A água de coco é sem dúvida um super alimento, ela possui um sabor suave e adocicado e geralmente faz bastante sucesso com crianças e adultos. Riquíssima em fibras e vitaminas, a água de coco possui grandes quantidades de potássio, esse nutriente melhora a sensação de bem estar.

Os benefícios do consumo da água de coco

Além de ajudar na hidratação, a água de coco é excelente para regular o intestino e melhorar o fluxo intestinal. No verão, as praias costumam lotar de pessoas e a água de coco pode ser um santo remédio, pois além de repor os sais minerais que são perdidos no suor, ela repõe as vitaminas, inclusive a vitamina C, que melhora o sistema imunológico.



Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso ter muita atenção no consumo da bebida, tendo em vista que ela está disponível em várias formas: in natura (em sua forma natural), em caixinha, e em garrafinhas, mas será que elas são todas iguais?

Água de coco em caixinha ou in natura?

Quais as diferenças que a água de coco pode apresentar nas variações em que ela é encontrada no comércio e em supermercados? As águas de coco que são encontradas em caixinhas longa vida e latinhas ou até mesmo em garrafas contêm aditivos que servem para prolongar o tempo de validade do líquido, esses componentes geralmente não fazem bem à saúde, além do fato de que a água de coco deve por ordem geral dos nutricionistas, ser consumida logo após a abertura da fruta.



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Quando retiramos a água de coco da fruta e deixamos exposta por muito tempo no ambiente, o líquido acaba perdendo as suas propriedades e assim possuindo menos propriedades do que quando é consumida de imediato.

As versões industriais trazem mais sódio do que a opção natural

A água de coco possui quantidades consideráveis de sódio, por isso pessoas que possuem problemas com pressão alta devem ter mais atenção ao consumo, essa atenção se estende ainda mais quando falamos das opções do líquido em versões industrializadas.

As versões industrializadas podem em alguns casos ter acréscimos de sódio, em uma análise divulgada pelo Portal de notícias UOL, foram encontradas em uma determinada marca, cerca de 60% a mais dos valores indicados no rótulo do produto.

Em outra opção industrializada disponíveis nos supermercados, houve a detecção de mais potássio do que o que estava descrito na embalagem, cerca de 37% a mais.

Essas adições de componentes na bebida inicialmente podem até não fazer mal à saúde de imediato, entretanto, quando o consumidor opta por beber frequentemente ou todos os dias, a depender das quantidades, podem ocorrer problemas como a alteração da pressão, por exemplo.

Já a opção in natura pode ser consumida tranquilamente todos os dias, servindo inclusive como um poderoso pré ou pós treino. A água de coco ajuda na dieta pois tem poucas calorias, cerca de 45 em um copo de 200 ml do líquido.

Os efeitos da bebida ainda podem ser melhores pois ela diminui a vontade de comer doces e ajuda no combate aos radicais livres, melhorando o aspecto da pele, dos cabelos, unhas e da saúde do corpo em geral.

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Ter muita atenção aos rótulos dos produtos no momento da compra é imprescindível, por isso, quando for comprar sua água de coco fique atento(a) as adições de açúcar, conservantes, acidulantes e aromatizantes.

As empresas tentam prolongar a vida da bebida nas prateleiras mas acabam reduzindo as propriedades naturais que a fruta já possui, isso significa que ao consumir este tipo de bebida industrializada você pode estar perdendo benefícios se optasse por opções mais naturais. Portanto, faça uma boa escolha para a sua saúde.

Raiza Pereira da Silva

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