Sabia que o que você come pode influenciar diretamente em seus níveis de ansiedade e estresse? Como uma boa alimentação pode te ajudar a ficar mais tranquilo? Continue lendo esta matéria e você vai descobrir isso e muito mais.
A ansiedade tem sido um problema muito sério, e muitas vezes está associado a um estilo de vida pouco saudável ou pode levar o indivíduo a um estilo de vida pouco saudável. As pessoas ansiosas as vezes entram em um ciclo vicioso: comem mal porque estão ansiosas e ficam ansiosas porque não têm uma boa alimentação.
O número de indivíduos que sofrem com ansiedade devido a uma má alimentação e falta de substâncias essenciais ao organismo está crescendo cada vez mais. É comprovado cientificamente que quando estamos sob pressão e estresse, temos a tendência de sempre comermos alimentos menos saudáveis, como alimentos que têm muito açúcar e gordura saturada. Essa combinação de ansiedade e má alimentação podem provocar problemas futuros muito sérios para a saúde.
Em momentos de estresse e ansiedade, o nosso corpo libera um hormônio que é responsável por diminuir a sensação de prazer e bem-estar. Esse hormônio, que é conhecido por hormônio do estresse é chamado de Cortisol.
É muito comum que em um momento de estresse o nosso corpo busque uma válvula de escape para que possa sentir a sensação de bem-estar e prazer. Uma dessas válvulas é comer compulsivamente, o que libera alguns hormônios em nosso corpo, como a dopamina que nos garante essa sensação desejada pelo organismo.
– Muito café
Embora o café tenha boas propriedades com moderação, verificou-se que o consumo excessivo de café leva à pressão alta. Bebidas energéticas, chá e chocolate também contêm cafeína. A cafeína aumenta os níveis sanguíneos de cortisol, um hormônio do estresse, que pode levar a dores de cabeça, palpitações e nervosismo.
– Alimentos que aumentam os níveis de cortisol no corpo
Além do café, outros alimentos também aumentam o nível de cortisol, como o açúcar branco e os carboidratos simples também têm esse efeito.
Alimentos ricos em ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans também aumentam os níveis de cortisol. Essas gorduras são encontradas em alimentos processados, bem como em frituras. O consumo extensivo de produtos de origem animal, como carne vermelha, queijo e leite desnatado, pode ser o gatilho para altas concentrações séricas de cortisol.
– Ignorar refeições
Outro hábito que muitas pessoas que estão sob estresse mantém é pular refeições. No entanto, comer é fundamental para regular o estresse.
Comer fornece ao corpo a energia e os nutrientes necessários, mas não basta comer nada, como vimos.
A desculpa da maioria dos pacientes é que eles têm muito o que fazer para se alimentar de maneira saudável. Mas apenas sentar e comer relaxa o corpo e deixa o cérebro descansar , e assim a tensão reprimida é liberada um pouco.
– Carboidratos complexos de farinha de aveia
A aveia contém grandes quantidades de vitamina B1 , que não é conhecida como "vitamina do nervo" por nada: contribui significativamente para a função normal do nervo, a regeneração e o crescimento do nervo . Além disso,os carboidratos complexos saturam muito mais do que os carboidratos simples e, assim, evitam os temidos desejos de estresse.
– Nozes
As nozes são simplesmente os alimentos anti-stress por excelência. Entre as melhores está castanha do Pará. Contém muito selênio , que acalma o sistema nervoso . Assim como outras nozes, quando são ingeridas, a transmissão de nervos é inibida, seu corpo gera menos estresse. O resultado: um medo reduzido e maior sensação de calma, bem como reservas de energia gordas .
Portanto, a partir de agora, sempre alcance castanhas-do-pará, nozes, amêndoas, nozes e castanhas ao seu alcance!
– Bananas
As bananas contêm uma grande parte do aminoácido triptofano, o precursor dos hormônios da felicidade do corpo, dopamina e serotonina. O triptofano não apenas o faz feliz, mas também acalma o sistema nervoso. Mas isso não é tudo: a vitamina B6 nas bananas garante um pulso calmo, mesmo sob estresse, o potássio traz oxigênio suficiente para o cérebro e, portanto, diminui o nível de estresse, e o zinco protege as células do estresse oxidativo.
– Chá verde
Chá verde é um alimento anti-estresse perfeito: o aminoácido L-teanina que ele contém garante que as ondas alfa sejam formadas em seu cérebro. Elas liberam uma sensação de relaxamento.
– Chocolate / Cacau
O cacau contém triptofano, mas também quantidades consideráveis de magnésio. O magnésio é super importante para os nervos e o cérebro, tem um forte efeito anti-inflamatório, antiespasmódico e redutor de estresse.
– Batata-doce
Atualmente, as batatas-doces estão sendo muito procuradas. Então, vou lhe dar mais um motivo: eles abaixam sua pressão arterial, acalmam seus nervos e promovem alívio do estresse.
– Leguminosas
Com leguminosas como feijão ou lentilhas você está lá bem servido. E não só isso: eles repõem novamente o magnésio e vitamina B1 que o seu sistema nervoso precisa para a regeneração e função mental normal.
– Aves
Além do magnésio, fornece muita vitamina B6 , o que o torna mais resistente ao estresse. A falta de vitamina aliás, leva à fadiga, por isso, se você quer uma boa disposição, mantenha as aves dentro do seu cardápio diário.
– Espinafre
Além de um alto teor de magnésio, ele também oferece muita vitamina B6 e potássio , o que protege tudo o seu sistema nervoso. Além disso, o espinafre acrescenta um pouco de cálcio no topo, o que contribui para a transmissão ideal do sinal entre as células nervosas individuais.
Pietra Costa
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?